Geral

Padre de Rio Novo nomeado bispo pelo Papa Francisco será ordenado em Cachoeiro

O Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, de 60 anos, atual pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, será ordenado bispo no dia 27 de abril de 2025. A cerimônia acontecerá na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, às 16h.

Ele foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco no dia 25 de fevereiro. “Essa escolha faz parte de um chamado ao serviço ainda mais dedicado à Igreja e ao povo de Deus. Que o Senhor me conceda a graça de corresponder com fidelidade à missão do episcopado”, disse o monsenhor.

A ordenação seguirá o Cerimonial dos Bispos, que exige a presença de, pelo menos, três prelados. O Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, será o bispo consagrante principal. Ao lado dele, estarão Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, e Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Uma trajetória dedicada à fé

Natural de Conceição de Muqui, distrito de Mimoso do Sul, Monsenhor Joselito tem uma longa trajetória na Igreja. Além de atuar como pároco em Rio Novo do Sul, ele também exerce a função de vigário-geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Antes de seguir a vocação religiosa, formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1986. No ano seguinte, iniciou seus estudos no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, onde cursou Filosofia. Depois, concluiu Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFITAV) e foi ordenado padre em 19 de junho de 1993.

As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Para aprofundar seus conhecimentos, estudou em Roma entre 1998 e 2001. Lá, concluiu mestrados em Teologia Dogmática e Teologia Espiritual e obteve o título de Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Agradecimento e nova missão

Em carta divulgada no dia 25 de fevereiro, Monsenhor Joselito agradeceu à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim por toda a sua trajetória: “Foi nessa terra abençoada que aprendi a viver o Evangelho de forma concreta. Cada experiência e cada desafio me ajudaram a moldar minha caminhada sacerdotal”.

Ele também expressou gratidão ao Cardeal Dom Orani Tempesta pela acolhida na Arquidiocese do Rio de Janeiro. “Sinto-me honrado em poder servir ao lado de pastores tão dedicados e de uma comunidade tão vibrante na fé”, afirmou.

No dia 10 de maio, às 8h30, Monsenhor Joselito será oficialmente recebido pelas comunidades de fé do Rio de Janeiro, com uma missa especial na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Um olhar para o céu

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Victória do Nascimento Siqueira. Ontem eu senti uma enorme vontade de escrever…

3 horas ago

O crisântemo é a flor perfeita para dar cor ao outono

Quando o outono chega, trazendo temperaturas mais amenas e folhas caindo, muitos jardins começam a…

17 horas ago

IPVA 2025: pagamento começa nesta segunda; fique atento aos prazos e a golpes

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa nesta…

1 dia ago

‘Caminho do Imigrante’ abre as inscrições para a sua 19ª edição

Quem deseja rememorar os itinerários percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar as…

1 dia ago

Comemorações do aniversário de Roberto Carlos começam na terça em Cachoeiro

A programação para as comemorações do aniversário do Rei Roberto Carlos 2025 está recheada de…

1 dia ago

Cachoeiro: posse de 1.060 aprovados em concurso e cadastro de reserva será dia 9 de abril

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim se prepara para uma grande conquista para os aprovados…

2 dias ago

This website uses cookies.