O CEO e dono do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que o serviço de pagamentos do WhatsApp chegará ao Brasil ainda este ano. A declaração foi dada pelo executivo durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa na última quinta-feira (30).
O WhatsApp é um aplicativo que pertence ao Facebook. A ideia é que ele possa fazer pagamentos via chat.
Segundo o dono do Facebook, o WhatsApp Pay já foi testado em 2018 na Índia, onde, uma semana após a liberação, foi usado por um milhão de pessoas. Zuckerberg explicou que o ano de 2019 foi dedicado a adaptar a ferramenta para cumprir as leis de cada país.
Zuckerberg espera que o WhatsApp Pay “comece a se espalhar em vários países nos próximos seis meses”. Nesta lista estão Brasil, Índia, México e Indonésia.
Plataforma
Zuckerberg explicou que a plataforma deve rodar dentro do ecossistema de pagamentos Facebook Pay, que já funciona no Messenger e no Marketplace.
“Você só precisa inserir seu cartão de crédito uma vez e, em seguida, pode usá-lo para ter uma experiência de pagamento mais rápida nos outros aplicativos”, explicou o executivo.
O WhatsApp utiliza uma tecnologia chamada Unified Payment Interface (UPI), ou Interface Unificada de Pagamentos. Para isso, o usuário terá de conectar o aplicativo de mensagens à conta bancária para enviar ou receber dinheiro de seus contatos.
Ainda de acordo com Zuckerberg, o aplicativo servirá como meio de transferência e não irá armazenar dinheiro do usuário.