Implantado inicialmente com previsão de funcionar por três meses, a extensão do Pronto-Atendimento Infantil (PAI), inaugurada nesta quarta-feira (12) no bairro Aquidaban, poderá se tornar permanente.
Essa possibilidade foi ventilada durante cerimônia de inauguração pelo presidente do Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), entidade que administra o PAI, Winston Roberto.
“Nosso contrato aqui é de apenas três meses, mas acredito que isso deve perenizar, uma vez que aqui tem muito mais espaço”, disse Winston.
O PAI do Aquidaban é uma extensão do pronto-atendimento situado no bairro Sumaré e foi aberto com o objetivo de desafogar a unidade central, após o crescimento de casos de dengue, infecções virais e doenças respiratórias.
O presidente do Hifa ressaltou que o contrato da prefeitura com o PAI, vigente há oito anos, previa o atendimento de 100 pessoas por dia, mas o volume praticamente dobrou. Por isso, a necessidade de ampliar o serviço.
“O prefeito Victor Coelho foi muito sensível e tem demonstrado muita preocupação com a população na área da saúde”, destacou.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A nova unidade servirá de referência para quem mora na margem esquerda do Rio Itapemirim, como os bairros Village da Luz, Novo Parque, Nossa Senhora da Penha e o Aquidaban.
“É importante também lembrar aos pais que para o bom funcionamento do serviço que ele seja utilizado apenas quando for um caso grave, quando não pode haver espera”, ressaltou Victor Coelho.
O horário de atendimento ocorre das 7 às 19 horas, sendo também ofertado aos finais de semana. Depois das 19h a orientação é que os pais busquem o atendimento na unidade do bairro Sumaré.
O novo pronto-atendimento foi projetado para atender cerca de 50 crianças diariamente, sendo que os casos mais específicos serão levados para o Hospital infantil, onde o atendimento ocorre 24 horas.
Segundo a secretária de Saúde, Luciara Botelho Moraes, a decisão da ampliação é fazer com que o hospital continue a fazer o atendimento de qualidade que sempre fez.
“E agora com a superlotação houve a decisão da ampliação e hoje nós estamos vendo aqui um sonho realizado, é um lugar humanizado e amplo, um lugar ideal e que as nossas crianças merecem”, disse Luciara.