Como lidar com o friozinho na barriga antes das provas? De que forma os pais podem ajudar a melhorar o rendimento escolar dos filhos? Essas e outras dicas tem sido passadas aos pais e alunos do colégio Jesus Cristo Rei, em Cachoeiro de Itapemirim, por meio do programa Escola da Inteligência.
Essa semana, a escola realizou o II Encontro da Família, com uma palestra ministrada aos pais e responsáveis pela psicóloga e consultora educacional Lara Taglia. O objetivo principal é incentivar a integração entre as famílias.
Segundo a palestrante, a Escola da Inteligência é um programa de educação socioemocional aplicado em uma hora de aula semanal dentro da grade curricular dos alunos do colégio.
“Nós trabalhamos com as emoções e as relações entre os alunos. Com isso, eles aprendem a lidar com seus próprios sentimentos e também como melhorar seu comportamento, seu convívio com os colegas e com a sociedade”, relatou.
De acordo com ela, por meio do gerenciamento de suas emoções, os alunos aprendem a lidar com a ansiedade, com “aquele friozinho que dá na barriga antes das provas”. A palestrante continua: “Eles aprendem também a ter mais autoconfiança, autocontrole, o que ajuda na sua autoestima”.
A palestrante disse também que a partir da aplicação do programa os alunos passam a ter um maior desempenho escolar. A proposta é formar cidadãos emocionalmente saudáveis.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Na avaliação da coordenadora pedagógica do Fundamental 2 ao Ensino Médio, Alacy Vieira Azevedo, o encontro tem como objetivo trazer as famílias para a escola e ajudar a desenvolver um bom relacionamento entre as famílias e o colégio.
“E esse projeto tem ajudado muito a trabalhar com o emocional das crianças em sala de aula”, comentou a coordenadora.
Os pais aprovaram: “Eu acho que as informações que nos foram passadas só acrescentam. Nós pais queremos formar cidadãos melhores e temos que passar aos nossos filhos essa tranqüilidade, esse equilíbrio emocional de saber criar e de dar amor”, disse Andréa de Souza, 33.
Outro pai de aluno, o gerente Vitor Moreira, 34, disse que esteve presente em todas as palestras. “As palestras ministradas aqui na escola nos ajuda a incorporar essas ideias dentro de casa. Com o auxilio do material apresentado mudamos nossa forma de pensar e isso auxilia na dinâmica para criarmos nossos filhos”, ressaltou.