Os irmãos ambientalistas João Luiz Madureira Jr e Luiz Renato Madureira soltaram em uma área ambiental de Vargem Alta um papagaio chauá (Amazona rhodocorytha) que foi resgatado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A soltura ocorreu no último domingo (15). De acordo com João Luiz, a ave está em risco de extinção e foi devolvida à natureza em boas condições de saúde.
O chauá é uma espécie brasileira de papagaio endêmica das florestas tropicais no Leste do Brasil. Ele costumava ser encontrado em toda a região, mas agora está restrito a alguns dos maiores blocos de floresta remanescentes. A maior delas está no Espírito Santo.
A ave possui uma coroa vermelha que se esvai em marrom arroxeado na parte de trás da cabeça. As bochechas e o pescoço são azuis e a plumagem das asas e do corpo são verdes com manchas escuras na parte de trás do pescoço.
Na mesma região onde o chauá foi libertado também foram soltos jabutis, que foram trazidos pela Prefeitura de Marataízes.
“Esta espécie de papagaio está em risco de extinção e há várias vivendo em liberdade. Já os jabutis foram levados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marataízes. Vivem na Mata Atlântica”, disse João Luiz, que é presidente da ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve.