sex 11/outubro/2024 19:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Hospital Unimed Sul Capixaba. Foto: Divulgação

Parece hotel 5 estrelas, mas é hospital

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O Hospital Unimed Sul Capixaba, situado em Cachoeiro de Itapemirim, desafia a tradicional imagem dos centros médicos ao ser comparado, por muitos, a um hotel cinco estrelas.

Com ambientes modernos, tecnologia de ponta e um atendimento pautado pela humanização, o hospital recebeu um reconhecimento internacional que o coloca entre os melhores do mundo, conforme o ranking “The World’s Best Hospitals 2024”, divulgado pela prestigiada revista americana Newsweek.

Esse reconhecimento coloca o hospital cachoeirense, indicado por profissionais de saúde e avaliado a partir de pesquisas de satisfação de clientes, além de indicadores de qualidade e segurança, como uma referência entre os melhores do Brasil.

Segundo o diretor-presidente Fernando Lemgruber Prado Costa, a conquista demonstra o compromisso contínuo da cooperativa em oferecer cuidados de saúde com alta qualidade e segurança.

Fernando Lemgruber Prado Costa é diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba

O Hospital Unimed Sul Capixaba, segundo Lemgruber, conta com mais de 1.200 colaboradores, 450 médicos cooperados e uma infraestrutura moderna, oferecendo procedimentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca e até transplante renal, um serviço raro na região.

Além disso, o hospital investe em inteligência artificial, implementando tecnologias que monitoram os pacientes em tempo real, permitindo intervenções mais rápidas e seguras. Isso o torna o único hospital digital do Espírito Santo.

Grazielle Silva Ferreira Grilo, diretora de Recursos Próprios, destacou o compromisso do hospital com a excelência e o aprimoramento contínuo.

“Este reconhecimento demonstra a competência da equipe e o compromisso da instituição em se dedicar para oferecer a melhor experiência aos clientes. Somos um hospital sem papel, com tecnologia presente em nossos processos para agilizar e facilitar o atendimento. A humanização e a segurança do paciente também são nossas prioridades”, afirma.

Fernando Lemgruber reforçou que o reconhecimento nacional e internacional, além de ser uma grande conquista, serve como estímulo para continuar aprimorando os serviços e expandindo a oferta de cuidados em saúde.

“Desde sua fundação, há quatro anos, o Hospital Unimed tem se destacado pelo compromisso com a excelência, investindo em infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e, acima de tudo, no bem-estar dos clientes, reforçando o nosso jeito de cuidar”, ressalta.

Certificado ONA atesta a qualidade

O Hospital Unimed possui certificação ONA 3, o maior nível da acreditação, que atesta a qualidade nos processos de atendimento e gestão. O hospital se destaca pelo atendimento integral e multidisciplinar, contando com serviços como o “Integrar”, unidade dedicada a pacientes com transtornos globais do desenvolvimento, entre outras iniciativas.

Hospital Unimed Sul Capixaba. Foto: Divulgação

A ONA 3 é um selo concedido a organizações de saúde que atingem altos padrões de qualidade e segurança, cumprindo ou superando 90% dos padrões estabelecidos, 80% dos padrões de gestão integrada e 70% ou mais de excelência em gestão.

Com área construída de 12.555 m², o hospital oferece 130 leitos, incluindo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e conta com um Centro Cirúrgico com 10 salas, sendo uma delas inteligente.

Essa sala inteligente é equipada com aparelhos que permitem acessar, em tempo real, os dados atualizados do paciente, tornando os procedimentos ainda mais assertivos para a equipe médica e de enfermagem, além de mais seguros para o paciente. O hospital também conta com 400 vagas de estacionamento, três elevadores e um solário.

Cirurgia inédita devolve mobilidade à vítima de acidente

Marco Antônio Rogério Filho. Foto: Acervo pessoal

Além disso, o Centro Cirúrgico possui ambientes de pequeno, médio e grande porte, onde é possível realizar cirurgias de alta complexidade. Recentemente, em agosto, foi realizada em uma de suas dez salas cirúrgicas a primeira cirurgia de prótese de tornozelo no sul do ES. O procedimento foi realizado pelo médico ortopedista especializado em cirurgia do pé e tornozelo, Luciano Brasil.

Brasil diz que a cirurgia foi considerada um sucesso, já que o paciente foi internado e operado no mesmo dia, sem nenhum tipo de intercorrência e sem necessidade de transfusão de sangue ou UTI. A cirurgia de artrodese, utilizada anteriormente para tratar a artrose no tornozelo, envolvia a fusão da articulação, resultando na perda de movimento.

Marco Antônio Rogério Filho passando por reabilitação. Foto: Divulgação

Marco Antônio Rogério Filho, 36 anos, ainda está no processo de recuperação. Conta que, no acidente de moto que sofreu em 2022, teve tíbia e fíbula expostas. Os ossos não foram quebrados, mas o pé ficou pendurado. Na cirurgia de emergência, os ossos foram colocados no lugar e fixados com uma placa.

O problema foi resolvido temporariamente, mas com o passar do tempo a pisada foi comprometida. “O atrito entre os ossos foi me prejudicando ao ponto de chegar uma época em que eu estava andando de lado. Não era o meu pé que me carregava. Eu literalmente carregava o meu pé”, explica.

Foi quando procurou o médico Luciano Brasil. “Ele foi muito franco e disse que eu tinha duas opções: encolher os ossos e perder a mobilidade, ou colocar uma prótese, que me devolveria pelo menos 80% dos movimentos do tornozelo”, relata.

Marco conta que não pensou duas vezes. E com 60 dias de operado, está em franca recuperação. Na última consulta, o médico fez exames que comprovaram uma evolução perfeita.

“Sou grato ao Luciano por ter feito essa obra de arte no meu tornozelo, à minha fisioterapeuta Geovana, à minha mãe e a todos que me apoiaram. Foco, força e fé. Quero voltar ao rapel, trilhas, natação, pedalada, a dar minhas aulas de educação física. Sou um cara muito aventureiro e agora sei que posso voltar a fazer tudo isso”, comemora.

A mãe de Marco, Liana Franco, é só gratidão e conta que viu o filho sofrer de dor por um bom tempo, o que o impossibilitou de trabalhar. “A dor e o inchaço eram intensos quando o Dr. Luciano deu essa opção que nos trouxe muita esperança. Ele não sentiu mais dor após a cirurgia”, explica.

Luciano Brasil ratifica a importância do procedimento. “A prótese de tornozelo é uma alternativa mais moderna que trata a mesma condição, mantendo a mobilidade, proporcionando uma recuperação mais rápida e permitindo atividades físicas moderadas”, explica.

Como cliente Unimed, Marco fala da importância do procedimento. “Tenho que enaltecer a capacidade dos profissionais médicos da cidade, que provaram na prática o nível de avanço da medicina em Cachoeiro”, destaca.

Hospital possui sala cirúrgica inteligente

Em relação à sala cirúrgica inteligente, Grazielle Grillo informa que nela todos os dados são acessados através de telas, há menos risco de contaminação e o tempo de internação é reduzido.

“Isso evidencia o preparo do Hospital Unimed para realizar procedimentos complexos e mostra o contínuo investimento em tecnologia de ponta”, destaca.

O Hospital Unimed possui ainda unidades de hemodinâmica, Unimed Oncologia, Unimed Coração, Unimed Diagnóstico e Laboratório.

“Nossas estruturas modernas e com equipamentos de última geração estão preparadas para receber os clientes e oferecer o melhor tratamento, de acordo com cada necessidade. É o cuidado personalizado, dedicado a cada cliente”, reforça o diretor-presidente Fernando Lemgruber.

Parto humanizado e tecnologia de ponta no Hospital Materno Infantil

A estrutura oferecida pela rede hospitalar da Unimed Sul Capixaba e a competência e zelo da equipe fizeram toda a diferença na vida da empresária Silvana Nogueira Lima Melo, 34, mãe de uma menina de cinco anos, Nicolle, e que teve gêmeos prematuros extremos no Hospital Materno Infantil (HMI).

Embora o Hospital Unimed Sul Capixaba e o Hospital Materno Infantil sejam estruturas independentes, ambos fazem parte do mesmo complexo hospitalar da Unimed Sul Capixaba.

Os pais Silvana e Cassiano com os gêmeos Theo e Sophia e a pequena Nicolle. Foto: Alessandro de Paula

Hoje, os bebês Theo e Sophia já completaram cinco meses, o susto passou e as crianças são a alegria dela e do marido, o representante comercial Cassiano Oliveira Melo, 40. Mas até chegar aqui, muitos dias de internação na UTI neonatal foram necessários.

A mãe conta que, ao visitar os filhos na Utin, vivia uma mistura de sentimentos, e que às vezes sorria de esperança, outras chorava de medo, preocupação e tristeza por ver seus pequenos passando por tantas intervenções, mesmo sabendo que todas elas eram necessárias para a sobrevivência deles.

“Sempre confiei em Deus. Sabia que Ele estava cuidando de nós. E tinha certeza que a equipe era maravilhosa e competente. Não tenho palavras para agradecer às enfermeiras, técnicas e aos médicos, principalmente às pediatras Maura e Natália”, enfatiza.

Foto: Alessandro de Paula

Silvana destaca que, nos quase dois meses de aflição e preocupações durante a internação dos filhos na Utin, foi acolhida, amparada e que toda a equipe foi sempre além, com total dedicação. “Fico emocionada só de lembrar de todo o cuidado que tiveram comigo e com meus filhos. Minha gratidão é eterna a cada pessoa da equipe e ao hospital”, enfatiza.

A mãe relata que um dos dias de visita mais críticos foi quando entrou no exato momento em que o filho Theo estava sendo entubado pela terceira (e última) vez.

“Jamais vou esquecer. Meu filhinho teve um problema sério, acho que uma parada cardíaca. Foi muito chocante entrar no exato momento do procedimento. Nenhuma mãe está preparada para essa cena, que foi a mais chocante de todo o longo período de internação. Com esse ato, a Dra. Soraya salvou o meu filho”, ressalta.

Segundo ela, não fosse o suporte emocional recebido da psicóloga e a atuação eficiente de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de toda a equipe, a situação seria insuportável.

“Meus filhos receberam tudo o que precisavam em tempo integral. Desde antes de nascer, com a Dra. Gina atenta o tempo todo. Isso vai ficar guardado para sempre no meu coração”, elogia.

A mãe conta que, mesmo em meio às lutas, seu coração ficava aquecido com tantas demonstrações de cuidado e afeto, como num dia em que perguntaram se estava tudo bem e ela falou que estava, mas que gostaria de um café, bebida pela qual é apaixonada.

“Fui surpreendida várias vezes. Nesse dia, um pouco mais tarde, bateram na porta com bolo de chocolate, café, suco, pão de queijo. Fiquei muito emocionada. No Dia das Mães também ganhamos um café delicioso e no Dia dos Namorados, eu e meu marido tivemos um lindo jantar no quarto. O 1º mesversário foi na Utin. Isso ajudou demais e não dá para esquecer gestos como esses. Meus filhos são meus milagres, e o Hospital Materno Infantil tem participação fundamental nisso”, reforça.

Hospital com diferencial e ambiente seguro

A diretora de Recursos Próprios, Grazielle Silva Ferreira Grilo, destaca que o Hospital Materno Infantil oferece diferenciais para que suas clientes tenham partos cada vez mais humanizados e que os bebês nasçam em ambiente seguro, mesmo que sejam prematuros extremos, como Theo e Sophia.

“Nosso diferencial está na atuação da equipe multidisciplinar, contando também com enfermeira obstetra exclusiva, que atua junto aos obstetras durante o parto normal. Os profissionais são responsáveis por todo o acompanhamento que a gestante recebe, com o objetivo de realizar atividades que minimizem a dor do trabalho de parto, como o uso de bolas de bobath, fisioterapia pélvica, banheira aquecida e técnicas de conforto e alívio da dor durante a evolução”, complementa.

Grazielle Silva Ferreira Grilo é diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba. Foto: Divulgação

Recentemente, o espaço recebeu importantes melhorias, incluindo uma nova UTI Neonatal e Pediátrica, Centro Obstétrico totalmente reestruturado e um novo Centro de Parto, equipado com duas salas de parto normal humanizado, com banheira e iluminação relaxante, criando um ambiente tranquilo para as mães em trabalho de parto.

Além disso, o centro cirúrgico permite que a família assista ao nascimento através de um visor, promovendo contato imediato. “Com uma completa infraestrutura de UTI e Utin, a cooperativa garante atendimento avançado quando necessário”.

Segundo Maura Moulin Rodrigues, pediatra neonatologista e intensivista pediátrica, no HMI, as gestantes recebem acompanhamento personalizado, garantindo uma gestação saudável e segura. A Unimed Sul Capixaba busca respeitar as escolhas das mães e oferecer suporte completo para uma experiência de parto tranquila e segura.

“Desde o momento da gestação até os primeiros anos de vida, as etapas são cuidadosamente acompanhadas por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. No pré-natal, as mães recebem acompanhamento personalizado, garantindo uma gestação saudável e segura”, informa Maura.

Ela menciona que a cooperativa já foi contemplada com o nascimento de trigêmeos há cerca de um ano e que, constantemente, acontecem partos de gêmeos, como o da empresária Silvana. “Durante o parto, a infraestrutura moderna e os protocolos atualizados garantem tranquilidade e segurança para a mãe e o bebê”.

Cuidado continua após o parto

A neonatologista diz que o Hospital Materno Infantil da Unimed Sul Capixaba se destaca ainda pelo cuidado no pós-parto, oferecendo suporte emocional e educacional para as mães, ajudando-as a se adaptarem à nova fase da maternidade.

A amamentação é incentivada e apoiada por profissionais especializados para auxiliar, apoiar e orientar em todas as dúvidas e dificuldades.

“Para os bebês, o ambiente é preparado para oferecer todo o conforto e segurança necessários nos primeiros momentos de vida. A equipe de neonatologia está sempre pronta para intervir, caso necessário, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados mais adequados desde o primeiro instante”, enfatiza.

Fernando Lemgruber Prado Costa, diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, lembra que novos investimentos serão feitos para garantir o melhor atendimento aos clientes.

“O fato de sermos uma cooperativa permite à Unimed Sul Capixaba reinvestir diretamente na melhoria de suas operações e infraestrutura, com um foco colaborativo entre médicos cooperados para garantir a satisfação dos clientes, permitindo o fortalecimento, a eficiência e a qualidade do atendimento no hospital”, explica.

Lemgruber afirma também que a Unimed Sul Capixaba continuará investindo em tecnologia, sustentabilidade e expansão dos seus serviços. “A usina fotovoltaica e outras práticas de sustentabilidade já estão em operação, e a cooperativa segue avançando na oferta de tratamentos cada vez mais complexos e modernos”, conclui o diretor-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

equipe-tour-360-09-10-2024 (a)

Descubra Cachoeiro de um novo jeito: o Tour Virtual está no ar

golpe-crime-09-10-2024

Golpistas usam imagem da primeira-dama, que perdeu os pais, para aplicar golpes

chuva-temporal-trovao-relampago

Alerta de trovoadas e vendaval no Sul do Espírito Santo a partir desta quarta

prisao-suspeitos-08-10-2024

Suspeitos teriam matado sogros do prefeito para não serem reconhecidos.

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara de Cachoeiro adia sessão e decreta luto após morte de sogros do prefeito

aniversario-irma-otilia-07-10-2024_20241008_135347_0000

Pais da primeira-dama de Cachoeiro são mortos dentro de hotel

aniversario-irma-otilia-07-10-2024

Irmã Otília completa 91 anos e recebe homenagens de funcionários da Santa Casa

ferraco-junior-correa-07-10-2024 (1)

Em coletiva, Ferraço revela primeiros planos para Cachoeiro com foco em saúde e educação

Leia mais
plugins premium WordPress