qui 25/abril/2024 01:45
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Soltura de animais silvestres faz parte das ações em comemoração ao Dia da Árvore. Foto: Comunicação Guaçuí

Pássaros e macacos silvestres são soltos na natureza em ação ambiental em Guaçuí

Erika Santos

Quase 200 animais silvestres foram devolvidos à natureza em Guaçuí. Ao todo foram soltos 166 aves e sete mamíferos, em uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) com o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) e outros órgãos de defesa do meio ambiente.

A soltura aconteceu na tarde de quinta-feira (19), na propriedade rural do professor e ambientalista João Batista de Oliveira Gomes, e faz parte das comemorações alusivas ao Dia da Árvore.

Os animais devolvidos à natureza são oriundos do Cereias, que fica em Aracruz, no Norte do Estado, resultado de apreensões dos órgãos de defesa do meio ambiente.

Periquitos-maracanã comem mamão durante soltura em Guaçuí. Foto: Comunicação Guaçuí

Entre os animais libertados estão canários-da-terra, coleiros (papa-capim e baiano), bigodinhos, tiziu, sanhaços, trinca-ferros, sabiás, melros, jandaias, periquitos-maracanã, bigodinho, sanhaço, papagaios-chauá (em risco de extinção) e macacos saguis-da-cara-branca.

O local foi escolhido pela Semmam, com parecer favorável do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

“Esta foi a terceira soltura promovida pela Semmam em um ano e 10 meses, em parceria com o projeto Cereias, devolvendo à natureza quase 400 animais silvestres”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Os destaques entre as crianças foram os saguis-da-cara-branca, que arrancaram gargalhadas dos estudantes enquanto buscavam galhos de árvores próximas.

Viveiro

Os 15 papagaios-chauá ficarão em um viveiro até se acostumarem com o ambiente e ganharem a liberdade naturalmente, pois precisam de um período maior de adaptação. Estas aves são vítimas de traficantes e, hoje, a população estimada está entre 1 mil e 2,5 mil papagaios, sendo uma espécie considerada ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Além do secretário Roberto Martins e do professor João Batista, a soltura contou com a participação de 65 alunos entre 9 e 15 anos da Escola Municipal José Antônio de Carvalho, do distrito de São Tiago; de integrantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, de representantes do Lions Club; do biólogo responsável pelo Cereias, José da Penha Rodrigues; do coordenador da Defesa Civil, Joilson Wagner Costa; e da sargento da BPMA, Analzira Martins, acompanhada de uma equipe da Polícia Ambiental que registrou a ação em boletim de ocorrência.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais