qui 25/abril/2024 04:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Paulistão tem a menor exposição da história na TV, em último ano na Globo

redacao
Redação Dia a Dia

Em seu último ano de contrato com a Globo para transmissão em todas as mídias da competição, o Campeonato Paulista vem tendo pouco espaço na gigante da comunicação. Por conta da crise sanitária e alguns compromissos comerciais da emissora, o Paulistão, que é considerado o Estadual mais importante do Brasil, contou com apenas três transmissões na TV aberta. Esse é o menor número de exibições em toda a história do torneio.

Até este ano, 2002 foi a última vez que o torneio teve tão poucas exibições na TV aberta. Naquele período, os grandes clubes do estado estavam disputando o Torneio Rio-São Paulo, e somente os times de menor expressão competiam no Estadual, que era exibido nas manhãs de sábado na Record. Pouco depois, a Globo passou a transmitir o Supercampeonato Paulista, que era composto pelos grandes clubes do estado, assim como os melhores colocados do Paulista, e somente quatro jogos eram exibidos. Agora, os mais esperançosos acreditam que o número de transmissões em 2021 aumente, por conta da popularidade das semifinais e finais que estão por vir. Ainda porque essas partidas, além de prenderem a atenção dos torcedores, costumam movimentar bastante os palpites nas casas de apostas com bônus de cadastro, que disponibilizam aos seus usuários um saldo extra que lhes garante uma boa vantagem.

Por enquanto, apenas as partidas entre São Bento x Palmeiras, Palmeiras x Ferroviária e Guarani x São Paulo, foram transmitidas na TV aberta. Grandes times como Santos e Corinthians ainda não tiveram nenhum dos seus jogos exibidos. Com isso, boa parte das partidas está sendo transmitida no canal SporTV, ou seja, um canal pago da Rede Globo, e também no Premiere, que é o pay-per-view que também pertence a emissora, e tem como o Paulistão o seu carro-chefe.

Razões

Uma das principais razões pelas quais o Paulistão está recebendo tão pouca atenção na TV aberta, se dá pelo esquema que a Globo adotou este ano. Até o finalzinho de março, a emissora decidiu não transmitir o futebol nas quartas-feiras por conta dos seus compromissos comerciais. Dessa forma, o Estadual ocuparia as tardes de domingo. Contudo, houve a suspensão do torneio por 15 dias, entre o final de março e começo de abril, por conta da crise sanitária – o que acabou frustrando os planos da emissora.

Com tudo isso que está acontecendo, o Ministério Público de São Paulo acabou autorizando partidas do Campeonato Paulista somente após as 20h – mas esse horário entrou em conflito com a programação da Globo. Isso porque, nesse horário, outras emissoras já transmitem competições continentais, como a Libertadores e a Sul-América, torneios que a Globo não possui direitos de transmissão. Assim sendo, a emissora começou a exibir à noite o “Big Brother Brasil 21”, que foi seu programa de maior audiência no início do ano. Por isso, emissora tentou exibir o futebol nas noites de sábado às 22h, porém mais uma vez o BBB 21 inviabilizou os planos, por conta do número de compromissos comerciais no programa apresentado por Tiago Leifert.

Após essas tentativas, a emissora tentou adotar mais uma estratégia, que seria a exibição da partida entre Corinthians e São Paulo, que ocorreu no último domingo (2). A Globo acabou solicitando a mudança do clássico para as 16h, para assim poder exibi-lo na TV aberta, porém o Ministério Público de São Paulo não deu a autorização para a Federação Paulista de Futebol (FPF) para seguir com o plano, e a partida acabou acontecendo às 22h.

Até o momento, não há previsão de quando a Globo irá realizar outra transmissão do Paulistão. O atual contrato com a FPF acaba neste ano, e a federação já está avaliando as melhores opções no mercado para vender os direitos de imagem do torneio de 2022. Hoje, a Globo desembolsa R$ 25 milhões para o clube de maior expressão do campeonato e R$ 6 milhões para os menores, pelos direitos de exibição. E ao que tudo indica, esses valores não serão repetidos para a próxima temporada.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais