qui 18/abril/2024 22:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Paulo Thiengo, a voz que clama no deserto em defesa das ferrovias

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O engenheiro agrônomo e comerciante Paulo Henrique Thiengo é bastante conhecido em Cachoeiro de Itapemirim pela sua defesa ardorosa da preservação da memória ferroviária e das ferrovias que cortam o Espírito Santo pela sua importância social e econômica para toda a região.

Já se afastou de movimentos importantes dos quais participou por décadas, preocupado com o fato de suas falas duras e incisivas provocarem retaliações a essas organizações.

Abriu mão de projetos essenciais, mas apesar de toda a pressão, não é homem de meias palavras quando o que está em jogo é a destruição da memória sobre trilhos, que ainda poderiam continuar gerando riquezas nas regiões cortadas por eles, conforme acredita e defende sempre.

Admite que o desvio ferroviário e a retirada do trem do centro de Cachoeiro, feito ainda na década de 90 pelo então prefeito Theodorico Ferraço, foi benéfico para o município.

Mas considera a retirada dos trilhos um ponto negativo, já que a ferrovia foi implantada em 1903 para impulsionar o desenvolvimento da região, e poderia continuar contribuindo para esse propósito.

“Com planejamento e boa vontade esses trilhos poderiam ter sido usados para o transporte coletivo, tipo os veículos leves sobre trilhos (VLT’s), os bondes modernos, a exemplo do que acontece em várias cidades do Brasil e muitos países mundo afora”, pontua.

Em sua opinião, isso evitaria o trânsito caótico que se vê em Cachoeiro. “Hoje o trânsito é caótico, mas não seria se fosse pensado no transporte coletivo de massa aproveitando os trilhos do trem”, enfatiza.

Outro ponto que Paulo Henrique Thiengo critica com muita veemência é o frequente roubo de trilhos, segundo ele, sob as bênçãos, descaso e indiferença da VLI, concessionária contratada pela União para a guarda e proteção das ferrovias do país.

Foto: Alessandro de Paula

“Sou membro fundador de uma  Organização não Governamental (ONG) que trabalha pela preservação da memória ferroviária, mas saí justamente por causa da VLI, para que a instituição não fosse prejudicada pelas minhas críticas”, revela.

Tudo porque, segundo ele, a concessionária não cuida e nem deixa que ninguém, voluntariamente, cuide dos trechos cortados pela linha férrea.

“Eles abandonaram tudo há mais de cinco anos, não fiscalizam nada, como exige o contrato de concessão, e mesmo assim não nos dão liberdade para fazer nada”, critica.

E Paulo Thiengo vai mais além. Diz que a concessionária não recebe, mas pagou para uso da malha, como nas rodovias,  e que a concessionária foi nitidamente negligente ao abandonar todo este patrimônio vazio, que rapidamente foi ocupado pelos ladrões, tendo em vista o alto valor do aço.

“Falar com a VLI sobre uso e aproveitamento da ferrovia é perda de tempo. Eles não estão nem aí”, garante. Quanto aos gestores públicos, diz que a maioria dos prefeitos apoia o projeto de recuperação da ferrovia, mas para alguns, a retirada dos trilhos é uma oportunidade de abrir ruas e avenidas, ganhando pontos junto ao eleitorado massacrado por décadas de campanha contra os trilhos.

Mesmo que não faça mais parte de nenhuma organização em defesa da memória ferroviária no país, a indignação ainda move Paulo Thiengo, que lamenta o que considera desmonte que vem sendo feito da malha ferroviária em todo o país, fato que se repete no Espírito Santo, segundo ele.

“As ferrovias têm enorme potencial econômico para os municípios cortados por ela. Recuperadas, funcionariam como um corredor de desenvolvimento paralelo ao que está sendo criado no litoral, garantindo a movimentação de produtos, serviços e pessoas entre este municípios, de Campos até Vitória”, enfatiza.

Thiengo destaca também o potencial turístico e para o transporte regional (o trem sairia de dentro de Vitória e passaria pela região serrana, Cachoeiro, indo até Campos).

O engenheiro defende ainda a manutenção da antiga ferrovia que, interligada à nova em três locais (Viana, Cobiça e Ururaí), permitiria manter e oferecer uma logística que considera fantástica a empresas que serão atraídas pelo Porto Central.

Isso permitiria, segundo Thiengo,  a existência de dois distritos industriais (São Joaquim e Pacotuba) até com aduana, possibilitando o recebimento e despacho até de cargas internacionais entre o Estado e o leste de MG.

E faz mais uma acusação. Que vê no abandono e falta de interesse da fiscalização – ANTT e DNIT – um “método”, visando inviabilizar a ferrovia, que ficaria definitivamente irrecuperável.

Thiengo entende que deixa-se chegar num estado tal que, após uma “vistoria” destes órgãos, vão informar que “infelizmente a ferrovia chegou numa situação que não há mais recuperação e ‘lamentamos’ ter de erradicá-la”.

E vai mais além: “ a população, prefeitos e empresários parecem não ter percebido isto ainda. Estou à disposição para discutir e responder todos os questionamentos. Nunca participei de reuniões para discutirem esse assunto porque elas acontecem sempre durante a semana, quando eu e outras pessoas interessadas e que poderiam somar nessa discussão estão trabalhando”.

 

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota das Emoções” que marcou a vida do Rei

Torre Eiffel com o céu azul rosado e neve, mostrando Paris no Outono

Descubra 12 dicas para aproveitar Paris no outono

Homem_do_campo_Presidente_Kennedy_18_04_24

Conheça os benefícios para o homem do campo em Presidente Kennedy

Cover_Roberto_Carlos_18_04_24

Roberto Carlos: cover do cantor cachoeirense recepciona fãs na Casa do Rei

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Donos de veículos atingidos pela enchente no Sul do ES vão ser isentos do IPVA

Limpeza_rio_Mimoso_17_04_24

“Só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade”, diz governador durante mutirão de limpeza

Emissão_alvará_Cachoeiro_17_04

Cachoeiro facilita emissão de alvará de funcionamento de novas empresas

padaria_cachoeiro_produtos_irregulares3_17_04.

Dono de padaria é detido e produtos apreendidos em Cachoeiro

Leia mais