qui 23/janeiro/2025 20:04
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Priscyla superou o câncer de mama e passou por uma cirurgia de reconstrução. Foto: Acervo pessoal

Pedagoga vence câncer de mama e vira inspiração para mais de mil mulheres

redacao
Redação Dia a Dia

A descoberta de um câncer de mama transformou a vida da pedagoga Priscyla Mara de Assunção Soares Machado, de Linhares. Ao voltar de uma palestra durante o Outubro Rosa de 2017, decidiu fazer o autoexame e percebeu um caroço no seio direito. A partir daí, ela não apenas iniciou sua jornada para vencer a doença como ao longo desse percurso ajudou a inspirar mais de mil mulheres no Espírito Santo, que participaram de suas palestras sobre autoestima e prevenção.

Priscyla tinha 38 anos quando recebeu o diagnóstico. Seu tratamento, que incluiu quimioterapia, cirurgia e radioterapia, teve início em 2018 e terminou no ano passado.

Enquanto cuidava da saúde, a pedagoga, que é batista e casada com o pastor Francismichael Silva Machado, resolveu falar sobre o assunto pela primeira vez num congresso de mulheres da igreja. Foi um sucesso, o que rendeu outros convites para palestras sobre câncer de mama também fora da igreja não apenas em Linhares, como em Sooretama e Colatina.

“Quando a gente descobre a doença, é como receber um atestado de óbito, faltando apenas colocar a data. Só que a gente começa a se apegar a casos que deram certo. Tenho ligação com a igreja. A gente passa a confiar que vai dar tudo certo. Comigo foi assim. Quando recebi o diagnóstico, meus filhos tinham 2 e 5 anos. Não escondi a doença deles, dizia a eles que tinha um dodói muito grave dentro da mamãe. Eles me ajudaram muito a ter força para seguir com o tratamento”, conta Priscyla, hoje com 40 anos.

Até mesmo quando os cabelos começaram a cair, Priscyla teve o marido e as crianças por perto na hora de raspar a cabeça. Esse suporte foi fundamental para a autoestima da pedagoga, que passou a usar lenços. “Meus meninos diziam que eu estava linda, que tinham amado a minha careca.”

Priscyla e o marido Francismichael: apoio para superar a doença. Foto: Acervo pessoal

Com a pandemia, Priscyla teve que parar de dar palestras presenciais, mas realizou uma live recentemente, mostrando que mesmo de forma on-line é possível fazer a informação chegar a quem precisa.

A pedagoga ainda tem o hábito de ligar para pacientes que estão em tratamento, para levar o conforto psicológico que o momento exige.

“Os casos que chegam até a mim, faço questão de ligar, de ajudar, de fazer esse trabalho psicológico. Eu senti essa dor que a pessoa está vivendo. E quando a ajuda vem se uma pessoa que já passou por isso, há a identificação e revigora”, conta Priscyla.

No Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) foram 18 sessões de tratamento realizadas com sucesso. De lá para cá, Priscyla segue seus cuidados com medicação oral (toma Anastrozol) e realiza exames periódicos. No mês passado, ela foi submetida à cirurgia de reconstrução da mama, que tinha sido adiada por conta da pandemia.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Ao olhar para trás, a pedagoga diz que a doença trouxe para ela uma oportunidade de aprendizado.

“Valeu a pena. Doeu muito, muitas coisas mudaram, muitas coisas deixaram de acontecer por causa do tratamento, mas eu falo que tudo que eu aprendi é maior”, afirma Priscyla.

Prevenção anual

O radio-oncologista Carlos Rebello, diretor clínico do IRV, destaca a importância do autoexame das mamas e da mamografia.

“A gente sabe que o câncer de mama é o tumor de maior incidência no sexo feminino. O autoexame vem nos ajudar muito porque com ele a gente consegue detectar um nódulo na fase inicial. Claro que há outros fatores, mas ele é muito importante para identificar lesões de menor volume. Ainda assim é preciso fazer mamografia: essa sim nos fornece o diagnóstico precoce. Ela deve ser feita nas pacientes acima de 40 anos de forma anual. E naquelas pacientes que têm histórico familiar de tumor de mama, a recomendação é fazer acima dos 30 anos”, afirma o médico.

Carlos Rebello é diretor clínico do IRV. Foto: Julia Terayama

Carlos Rebello reforça a importância da mulher conhecer o próprio corpo e fazer os exames de rotina.

“É importante a mulher se conhecer e fazer os exames anuais com seu ginecologista. Eles ajudam a descobrir tumores precoces que poderão ser tratados com maior chance de sucesso”, afirma o médico.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governador e apresentador mostram os prêmios do Nota Premiada

Nota Premiada: saiba quem faturou R$ 120 mil no sorteio especial

Tchakabum se apresenta em Presidente Kennedy

Bandas nacionais agitam Kennedy neste final de semana

Festival Moqueca Pop em em Iriri

Festival Moqueca Pop Verão agita Iriri neste sábado

Samu abre processo seletivo

SAMU abre processo seletivo para Rádio Operador

Inscrições abertas para o Projeto Rubem Braga

Abertas as inscrições para o Projeto Cultural Rubem Braga

Marataízes recebe 31º Festival de Cinema

Marataízes recebe 31º Festival de Cinema Itinerante de Vitória

Fiscalização intensificada na Aristides Campos

Cachoeiro intensifica fiscalização na Aristides Campos

Jammil se apresenta em Piúma e Marataízes neste final de semana

Banda Jammil vai agitar o litoral sul neste fim de semana

Leia mais
plugins premium WordPress