Pedal solidário arrecada brinquedos e outras surpresas para crianças carentes

Pedal solidário arrecada brinquedos e outras surpresas para crianças carentes
Alessandro Araujo de Paula

Quem quiser fazer a felicidade de uma criança nesse período de Natal pode participar do Pedal Solidário, doando brinquedos novos que serão doados a meninos e meninas carentes de Cachoeiro de Itapemirim e cidades vizinhas.

A meta é atender a 350 crianças de cinco comunidades da região da Safra, como Lameirão, São João da Lancha, Retiro, Santa Terezinha e Assentamento Nova Safra. Os ciclistas vão acompanhado do Papai Noel.

Outros municípios da Região Sul também vão realizar suas arrecadações e doações.

Em Cachoeiro, os brinquedos podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta: Rádio Diocesana, Studio Edgard Baião, no Centro; Rodar Bike, no Nova Brasília; Bar do Cascão, Baiminas; Master Bike, Valão; Cereais Gomes, São Luiz Gonzaga; Clínica Oral Unic, praça de Roberto Carlos; Loja Barezy, Shopping Sul; e Vanoel do Coco, próximo ao Trevo da Selita.

Segundo Viana Borelli, integrante da equipe, a iniciativa de recolher e doar brinquedos para crianças carentes começou há cerca de cinco anos a partir de um grupo de ciclistas chamado Tatu no Pedal. No início eram 12 participantes.

O grupo se dividiu, mas o projeto continuou. Nos anos seguintes mais ciclistas foram se juntando e foi formado o grupo Corrente do Bem, com diversas equipes focadas na finalidade de fazer o bem.

Ao longo do trabalho algumas cenas emocionaram os ciclistas. “Teve uma vez que uma mãe nos agradeceu e disse que foi o único presente que o filho ganhou e se não fosse isso, ele passaria o Natal sem receber nenhum brinquedo”, disse.

Atualmente, cerca de 60 ciclistas participam da iniciativa. Além de brinquedos, os participantes levam para as comunidades refrigerantes, cachorro-quente e sacolinhas surpresa.

Viana relata que em alguns locais as crianças aguardam mais pelo cachorro-quente do que pelo próprio brinquedo, pois será a única alimentação do dia.

A saída esse ano para a entrega será no dia 19 de dezembro. O grupo se reúne na entrada da Tijuca, às 7h30 e depois segue para as comunidades. Quem quiser pode participar de carro ou moto.