No esforço pela reconstrução da cidade de Mimoso do Sul, devastada pelas chuvas do dia 22 de março, o governador Renato Casagrande fez nova visita para avaliar os trabalhos que estão sendo realizados e para levar novos recursos.
Em entrevista ao Dia a Dia, Casagrande expressou sua preocupação com a situação atual de Mimoso do Sul, afirmando que, apesar dos esforços até o momento, ainda há muito trabalho pela frente.
Ele ainda revelou que toda a estrutura de apoio permanecerá montada e ativa no município até o dia 14 de abril, com visitas programadas para domingo (7) e quarta (10) para avaliação contínua dos progressos.
Entre as medidas emergenciais, ele destacou a entrega de duas ambulâncias novas ao município e a publicação de edital de R$ 10 milhões para a reforma das escolas nos 13 municípios atingidos pelo temporal.
Adicionalmente, ele anunciou repasses de recursos para a contratação de serviços destinados à desobstrução das estradas do interior e para os municípios realizarem projetos de reconstrução de sua infraestrutura local.
Uma novidade anunciada pelo governador é o início do cadastramento para o “Cartão Reconstrução”, que destina R$ 3,5 mil para as vítimas da enchente, bem como a oferta de financiamentos para empreendedores afetados pela catástrofe, visando acelerar a retomada das atividades econômicas na região.
Precisamos colocar a cidade para funcionar novamente, diz Casagrande
O governador também refletiu sobre os desafios enfrentados para fazer a cidade voltar a funcionar plenamente. Mencionou que, apesar dos esforços de limpeza e recuperação em andamento, o comércio local e as rotinas diárias dos moradores ainda estão longe de serem normalizados.
Ele estima que levará mais algumas semanas até que a cidade possa funcionar de maneira minimamente completa. Até o dia 14 de abril, o estado manterá sua estrutura para atuar na reconstrução do município.
São 100 máquinas atuando na retirada de entulhos, alunos da Polícia Militar trabalhando na limpeza, equipe do DER, além do Exército.