qui 18/abril/2024 04:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Pequenos e micros serão capacitados para participar de licitações

redacao
Redação Dia a Dia

Os proprietários de micro e pequenos negócios do Espírito Santo serão capacitados para participarem de licitações de compras públicas do estado.

A iniciativa  é do Governo do Estado, que lançou o Projeto Compre do ES,  nesta segunda-feira (26), que será desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

O Compre do ES quer dar aos empreendedores condições de precificar seus produtos, controlar os estoques, apresentar propostas e outros quesitos exigidos pelos órgãos licitantes. A capacitação também será estendida a quem licita produtos e serviços.

“Esse é mais um passo que damos para incentivar o consumo dentro do Espírito Santo. A ideia é permitir que as pequenas e microempresas tenham preferência na venda para o Governo do Estado e que as Prefeituras possam aderir ao programa”, destacou o governador Renato Casagrande.

Casagrande enfatizou também que ao incentivar as compras locais, as riquezas, a prosperidade e os empregos permanecem aqui.

“Em nenhum momento, o Estado deixou de estender a mão a quem mais sofreu nessa pandemia. Agora, damos mais um passo na direção da retomada da economia com a criação de oportunidades e a geração de empregos e renda para os capixabas”, ratificou o governador.

“O objetivo do Compre do ES é possibilitar que os pequenos negócios possam disputar uma licitação com potencial para vencê-la” explica o analista do Sebrae/ES, Bernardo Buteri.

Segundo Buteri, apesar das legislações federais – que permitem a participação das micro e pequenas empresas em licitações com condições diferenciadas de tratamento -, ainda existe uma dificuldade muito grande de empresas com esse porte vencerem licitações.

O projeto quer eliminar esse gargalo, estimulando os pequenos negócios a participarem desses processos e consolidando uma política de ampliação do acesso ao mercado das compras públicas, destaca o analista do Sebrae.

“A expectativa do projeto é ampliar a participação dos pequenos negócios locais de 17% para 25% até 2022”, esclarece.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explica que o projeto vai promover a qualificação das empresas, estimulando fornecedores a aperfeiçoarem e ampliarem sua rede de negócios, estabelecendo prestação de serviços com maior eficiência e qualidade.

“O objetivo do Governo do Estado é possibilitar a participação de MPE locais no processo das compras governamentais, dando prioridade na contratação dessas empresas quando o preço ofertado em disputas, for até 10% superior do que o melhor preço válido. Para que o programa tenha êxito, está prevista a capacitação de 120 servidores e 120 empresários até 2022, bem como a realização de 10 rodadas de oportunidades”, completou Hoffmann.

As micro e pequenas empresas que desejam participar do projeto podem se inscrever pelo link:https://bit.ly/CompredoES

Após o preenchimento, um consultor do Sebrae fará contato e irá ofertar um plano de ações específico para as suas necessidades. Os inscritos também participarão de uma Rodada de Oportunidade de Negócios para ampliar o conhecimento sobre a cadeia de fornecedores.

 

 

padaria_cachoeiro_produtos_irregulares3_17_04.

Dono de padaria é detido e produtos apreendidos em Cachoeiro

Ferro_velho_peças_roubadas4_16_04_24_

Empresas vendiam peças de carros roubados de R$ 20 mil por R$ 2 mil

Limpeza_Mimosook_16_04_24

Faxina em Mimoso do Sul: mutirão promete lavar a cidade com 50 caminhões-pipa

Doações_Sul_ES_16_04_2024

Governo entrega eletrodomésticos e móveis para famílias no sul do Estado

Presidente_Kennedy_Projetos_Renováveis_Energia_Indústria_13_04_2024_

Prefeitura de Presidente Kennedy abre concurso público

Polícia_Civil_Marilândia_caso_Thamyris_16_04

Polícia de Marilândia prende segundo suspeito envolvido na morte da jovem Thamyris

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas_

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

ES-Solidário_doações_

ES Solidário recebe 84 mil itens e encerra doações para vítimas das chuvas no sul do Estado

Leia mais