dom 28/abril/2024 15:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal / PMCI

Pequenos negócios geraram a maior quantidade de empregos no Estado em 2021

redacao
Redação Dia a Dia

As micro e pequenas empresas (MPE’s) geraram cerca de 80% dos empregos em novembro no Espírito Santo. Os setores de Serviços e Comércio são os que mais empregaram entre os pequenos negócios.

As MPE’s capixabas empregaram mais do que demitiram, gerando um saldo positivo de 47.593 empregos. O salto total, envolvendo ainda as Médias e Grandes Empresas (MGE’s) e também a Administração Pública, chegou a 57.027 empregos gerados.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao acumulado de janeiro a novembro de 2021.

O Caged aponta também que o Espírito Santo continua, proporcionalmente, sendo o líder na geração de empregos entre os estados do Sudeste.

Quando o comparativo dos saldos é referente apenas ao mês de novembro, as MPE’s foram responsáveis pela geração de quase 80% dos empregos, com um saldo de 6.808 postos de trabalho.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destaca que as micro e pequenas empresas capixabas têm se destacado com a forma como estão lidando com a pandemia, e que mesmo em momentos de crise mais severa elas mantiveram a geração de empregos e posicionaram o Espírito Santo como o estado que proporcionalmente mais gerou empregos no Sudeste. “Isso demonstra a força das MPEs para a economia capixaba”, ressalta.

Comércio e Serviço

Os setores de Serviço e Comércio são os que mais empregam entre os pequenos negócios. Se observado o período de janeiro a novembro de 2021, juntos os setores geraram um saldo positivo de 33.445, ou seja, 70% dos empregos, com um destaque maior para o setor de Serviços, que acumulou um saldo superior a 20 mil postos de trabalho gerados.

Os dados indicam ainda que no comparativo de novembro, o setor de Serviços, com saldo de 2.717, perdeu posição para o Comércio, que gerou 2.758 empregos.

Na sequência, veem os setores de Indústria de Transformação (751) e Construção (496), Serviço de Indústrias de Utilidade Pública (82), Extrativa Mineral (25) e por fim, o único com saldo mensal negativo, a Agropecuária (−21).

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais