qua 24/julho/2024 11:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Pedro (E) e Gedson (D) vão apresentar a pesquisa em Portugal. Fotos: Divulgação

Pesquisa de saúde em Cachoeiro será apresentada em congresso internacional em Portugal

redacao
Redação Dia a Dia

A parceria entre o curso de medicina da Multivix e a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim alcançou reconhecimento internacional ao ter uma pesquisa acadêmica selecionada para apresentação no IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal.

O evento será realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, entre os dias 8 e 10 de outubro.

A pesquisa, conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Gedson Alves, e pelo coordenador corporativo de Medicina da Multivix, Pedro Figueiredo, começou a ser planejada em 2021.

O estudo analisa a evolução e a ampliação dos serviços de saúde prestados em colaboração com alunos e professores do curso de medicina da Multivix em algumas unidades do município, como no Centro Municipal de Saúde, nos dois pronto-atendimentos e em 12 unidades básicas de saúde.

Segundo os autores do trabalho, a cooperação e integração do ensino-saúde com o atendimento à comunidade visam à integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliam os impactos dessas ações nos direitos humanos.

Gedson destacou a importância da gestão de recursos, reestruturação dos serviços e parcerias com outras instituições de ensino para os avanços obtidos durante a administração do prefeito Victor Coelho e desenvolvida até o mês passado pelo então chefe da pasta, Alex Wingler.

Ele enfatizou que a pesquisa aborda a evolução dos índices de saúde e a garantia de direitos humanos através da medicina, convidando outras áreas a explorar metodologicamente o tema.

Alves também mencionou que o município não arcará com despesas, pois a apresentação será financiada pela Multivix.

Pedro Figueiredo, coautor da pesquisa, ressaltou o impacto positivo da implantação do curso de medicina pela Multivix em Cachoeiro de Itapemirim.

A parceria com a prefeitura, de acordo com ele, aumentou significativamente o acesso da população aos serviços de saúde e elevou a qualidade desses atendimentos, conforme indicadores do Ministério da Saúde.

Figueiredo também destacou a importância de compartilhar os resultados no congresso em Coimbra, inspirando outras regiões a buscar o mesmo sucesso na integração ensino-serviço para a formação médica.

O IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra é um dos eventos mais relevantes da Universidade de Coimbra, realizada no auditório da Faculdade de Direito, uma das mais antigas e importantes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

prouni-23-07-2024

Inscrições abertas para o Prouni, com mais de 243 mil bolsas em faculdades

celular4

Governo do ES vai notificar celulares roubados por mensagens via Whatsapp

gabriel-e-sua-mae-23-07-2024

Adolescente de Marataízes com paralisia cerebral emociona a internet ao cantar em missa

ifes-cachoeiro-22-07-2024

Inscrições prorrogadas para concurso de professor do Ifes

miss universe universo es leticia guarapari 2024-22-07-2024

Veterinária de Guarapari é a Miss Universe Espírito Santo 2024

BPM

PM prende dois homens por ameaçar moradores em Alegre

mulheres-lendo-preto-e-branco-20-07-2024b

“Clube das dondocas”, será?

casa-madeira-area-verde-20-07-2024

Dois poemas III

Leia mais