Turismo

Pesquisa revela que 98,3% dos turistas aprovam o ES como destino no Carnaval

A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, divulgou nesta segunda-feira (24) os resultados da pesquisa que traça o perfil dos turistas que escolheram o Espírito Santo como destino no Carnaval deste ano. O levantamento apontou que 98,3% dos visitantes aprovaram a experiência e recomendariam o estado para outras pessoas. A pesquisa ouviu 1.660 turistas entre os dias 1º e 4 de março, em 16 municípios estratégicos, abrangendo seis regiões turísticas e mais de 40 atrativos.

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, comentou sobre a importância desse estudo para o planejamento de ações turísticas no Estado. “Esses dados são essenciais para entendermos o perfil do nosso visitante e aprimorarmos ainda mais a experiência turística no Estado. Os atrativos naturais capixabas encantam e continuam sendo os grandes diferenciais do nosso destino. Por isso, a Setur segue empenhada em fortalecer o turismo local e as políticas públicas voltadas para o setor”, afirmou o secretário.

Confira os resultados da pesquisa

O estudo entrevistou 1.660 turistas e destaca os principais aspectos como o perfil socioeconômico dos visitantes, os critérios de organização da viagem, os gastos no destino, a percepção sobre a experiência turística em terras capixabas e os fatores que influenciaram na escolha, entre outros.

Sobre o local de origem dos turistas, o levantamento mostrou que os turistas vieram dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 29,9% e 13,1%, respectivamente. Enquanto 2,2% vieram de São Paulo e da Bahia, 1,4%. Já a maioria, sendo 51,3% do total, foi composta por capixabas.

Em relação à renda familiar, a maior parte dos turistas (33,7%) tem uma renda que varia entre 2 a 5 salários-mínimos, enquanto 23,7%, entre 5 e 10 salários-mínimos.

Além disso, os dados também revelam que a faixa etária predominante entre os turistas que visitaram o Espírito Santo durante o Carnaval de 2025, foi a de 31 a 40 anos, com 27,7% das respostas.

O principal motivo para a viagem dos turistas foi o lazer, com 89,6% dos entrevistados afirmando que vieram ao Espírito Santo para curtir o feriado. A pesquisa também revela que os atrativos naturais do estado são o principal fator decisivo para a escolha, com 46,5% dos turistas destacando esse ponto ao escolher o destino. A programação carnavalesca, por sua vez, influenciou 12,6% dos visitantes.

No que diz respeito à hospedagem, as pousadas e hotéis foram as opções mais procuradas, com 31,3% dos turistas escolhendo essas alternativas. O gasto médio diário por turista no Carnaval de 2025 foi de R$ 242,03.

As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

A satisfação dos turistas com sua experiência no Espírito Santo foi expressivamente positiva. De acordo com a pesquisa, 88,2% dos turistas afirmaram que a viagem atendeu ou superou suas expectativas. A segurança pública, a limpeza urbana e a hospitalidade do povo capixaba foram os aspectos mais elogiados pelos visitantes.

Além disso, o Estado também foi bem avaliado nos quesitos:

Segurança pública – 90,3%;
Limpeza pública – 83,1%;
Sinalização – 80,8%;
Serviço de transporte – 69,4%;
Hospitalidade – 89,3%;
Gastronomia – 93,1%;
Programação de carnaval – 79,2%. 

Sobre a Pesquisa

A coleta de dados foi coordenada pelo Observatório do Turismo da Setur, realizada digitalmente, com o uso de tablets e smartphones, com a empresa contratada Leal M Opinião e Mercado.

O objetivo da pesquisa é auxiliar nas estratégias de promoção e políticas públicas voltadas ao setor, tanto no âmbito estadual quanto municipal.

Confira as cidades onde a abordagem foi realizada e as regiões turísticas de cada localidade:

  • Região Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari;
  • Montanhas Capixabas: Domingos Martins;
  • Região dos Imigrantes: Santa Teresa;
  • Região do Verde e das Águas: Aracruz, Conceição da Barra, Linhares e São Mateus;
  • Região do Caparaó: Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço;
  • Costa e Imigração: Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Piúma.

O resultado completo da Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista no Espírito Santo durante o Carnaval de 2025 está disponível no site do Observatório do Turismo. Clique aqui para conferir os dados.

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Seleção Brasileira de Basquete treinará em Guarapari para a AmeriCup 2025

Guarapari foi escolhida como sede para a preparação da Seleção Brasileira Masculina de Basquete para…

1 minuto ago

Operação Colheita 2025 vai reforçar segurança no meio rural

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, lançou, nesta quarta-feira (26), a Operação Colheita…

2 horas ago

Evento com atendimentos gratuitos celebra mês da mulher em Cachoeiro

A prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho…

2 horas ago

Inscrições para a 5ª corrida de Santa Rita abrem nesta quinta com 400 vagas

A 5ª Corrida de Santa Rita será realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Qualidade…

2 horas ago

Um ano depois: o caminho da reconstrução econômica em Mimoso

Em março de 2024, Mimoso do Sul enfrentou uma das maiores enchentes de sua história,…

17 horas ago

Mostra audiovisual encerra projeto realizado por mulheres em Vargem Alta

Vargem Alta se prepara para um evento cultural que celebra a arte, a memória e…

17 horas ago