ter 16/dezembro/2025 16:30
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Pesquisa revela que saneamento de qualidade poderia tirar 635 mil mulheres da pobreza

Foto: Minustah/Logan Abassi

Uma pesquisa realizada pela BRK Ambiental, em parceria com o Instituto Trata Brasil e apoio do Pacto Global, aponta que a falta de saneamento básico, principalmente da oferta de água tratada e da coleta e tratamento de esgoto, afeta a população, prejudicando a saúde, o desempenho escolar, o trabalho e o desenvolvimento regional.

O estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira” também demonstra como a mulher é mais afetada em sua renda, educação, saúde e qualidade de vida. E ainda, a pesquisa revela que o acesso à água e ao esgoto tiraria imediatamente 635 mil mulheres da pobreza, a maior parte delas negras e jovens.

A pesquisa utiliza dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos Ministérios da Saúde, Educação e Cidades (pesquisa completa em www.mulheresesaneamento.com). A curadoria dos dados e as análises foram feitas pela consultoria econômica Ex Ante.

A presidente da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia, destacou que a pesquisa mostra a dupla jornada praticada pela maior parte das mulheres no Brasil e o peso que a falta de saneamento tem nessa rotina.

“No Brasil, é a mulher quem cozinha e quem se ausenta do trabalho para levar o filho no posto de saúde. Portanto, a falta de saneamento afeta diretamente a sua vida em diversas esferas, com impactos inclusive na sua mobilidade socioeconômica”, explicou Teresa.

Ela continua ressaltando que as informações da pesquisa são impactantes dada a importância da autonomia financeira para a igualdade de gênero e para o empoderamento da mulher, previstos no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Agenda 2030 da ONU”, afirma.

Desempenho estudantil
A presidente da concessionária enfatiza, ainda, que “parte da transformação dessa realidade depende de investimentos e do compromisso das empresas com a universalização de água e esgoto”.

A falta destes investimentos traz grandes consequências para a vida da mulher brasileira. Na idade escolar, as meninas sem acesso a banheiro têm desempenho estudantil pior, com 46 pontos a menos em média no ENEM quando comparadas à média dos estudantes brasileiros.

Mercado de trabalho
O saneamento impacta ainda no ingresso ao mercado de trabalho, uma vez que o acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto poderia reduzir em até 10% o atraso escolar da estudante. Outro dado impactante aponta que 1,5 milhão de mulheres não tem banheiro em casa e que essas brasileiras têm renda 73,5% menor em comparação às trabalhadoras com banheiro em casa.

Afastamento por doenças
Os números também mostram que a falta de acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário é uma das principais causas de incidência de doenças diarreicas, que levam as mulheres a se afastarem 3,5 dias por ano, em média, de suas atividades rotineiras. O afastamento por esses problemas de saúde afeta principalmente o tempo destinado a descanso, lazer e atividades pessoais

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais