Pessoas acima dos 55 anos estão botando a mão na massa e mostrando talento para empreender no Espírito Santo. De acordo com o último levantamento do DataSebrae, elas já representam cerca de 28% do empresariado capixaba. Do público atendido pelo Sebrae-ES, no ano passado, eles são 13%.
Dalva Nader faz parte desta estatística. Aos 72 anos, ela ainda não pensa em ficar parada. Antes mesmo de se aposentar, já começou a se preparar para continuar na ativa. Fez cursos de massoterapia, cabeleireiro e outros, todos da área da beleza. Hoje, ela atua como consultora de uma grande companhia de venda direta de cosméticos.
“Eu não consigo me ver parada, e trabalhar faz bem para a minha saúde e autoestima. É uma terapia. Sem contar que é uma boa renda a mais”, destaca.

Nem a pandemia deixou Dalva parar. Ela se reinventou no contato com as clientes, e o meio digital fez toda a diferença.
“Hoje, a gente usa o atendimento online e vai se reinventando, vai criando uma relação até melhor com os clientes. A pandemia tem nos ensinado muito. Encontrei no online uma maneira boa de trabalhar e que me exige menos esforço. Eu ainda faço a entrega dos produtos, mas quando uma cliente precisa de ajuda, eu não preciso mais sair de casa, nos comunicamos por chamada de vídeo”, explica Dalva.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Afinidade é importante
Para a analista do Sebrae/ES, Renata Braga, o empreendedorismo nessa idade precisa ser algo com o que o idoso/aposentado tenha afinidade.
“O retorno ao mercado de trabalho precisa ser prazeroso e não ter apenas o foco em dinheiro ou renda extra. Por esse motivo, antes mesmo de definir em qual atividade apostar, é importante levar em consideração que a nova ocupação seja algo que faça sentido para quem está empreendendo. O aposentado precisa se sentir bem com a nova atividade, sem ultrapassar os limites impostos pela idade”, ressalta a analista.
É necessário, ainda, criar uma rotina diária para que o trabalho não suprima os momentos de lazer. Além disso, também é ideal ter um planejamento e nunca misturar pessoa física e jurídica.
Para receber orientação necessária para abrir um negócio, basta acessar a aba atendimento ao cliente no site do Sebrae-ES ou entrar em contato direto pela central de atendimento 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (27) 30415500.