Geral

Petrobras lança seleção com bolsa de 20 mil para jornalistas

A Petrobras abriu, nesta segunda-feira (07/04), as inscrições da Seleção Petrobras de Jornalismo, iniciativa que oferece incentivo financeiro para jornalistas de todas as regiões do país produzirem reportagens nos formatos de áudio, vídeo e texto. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio deste link, até o dia 11 de maio.

Podem se inscrever na Seleção jornalistas profissionais que atuem em veículos de imprensa ou como freelancers. No ato da inscrição, deve ser comprovado qual veículo de imprensa irá publicar a reportagem contemplada, seja ela em texto, áudio ou vídeo.  

Nesta primeira edição da premiação, serão selecionadas propostas de reportagens sobre ciência e diversidade. Com o tema, a Petrobras busca incentivar a produção de conteúdo jornalístico sobre a produção cientifica realizada por pessoas de grupos sub-representados ou sobre ciência que tenha por objeto de pesquisa a diversidade.

Ao todo, serão concedidas 15 bolsas no valor de R$ 20 mil, somando um investimento de R$ 300 mil. É a maior premiação total concedida no país para bolsas de reportagem. Os projetos finalistas serão avaliados e selecionados por uma Comissão Avaliadora, formada por jornalistas do mercado e especialistas da companhia.

“Queremos contribuir para a viabilização de reportagens de profundidade sobre temas importantes para o Brasil e sabemos que a produção desse tipo de conteúdo exige tempo e recursos dos profissionais e veículos de imprensa. Com as bolsas, pretendemos incentivar que jornalistas de todo o país possam se dedicar a contar essas histórias, agregando relevância e diversidade à produção jornalística brasileira”, destaca a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Distribuição das bolsas

Para garantir a diversidade do projeto, cada região do país (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste) será contemplada com três das 15 bolsas, uma em cada categoria (áudio, vídeo e texto).

O programa incentiva ainda a maior participação de integrantes de grupos historicamente sub-representados, valorizando também a diversidade de identidades. Pelo menos uma bolsa de cada região do país deverá ter como proponente uma pessoa representante de um dos seguintes grupos:

  • mulheres;
  • pessoas negras ou pardas;
  • pessoas oriundas de povos indígenas;
  • pessoas oriundas de comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas);
  • pessoas do segmento LGBTQIAPN+;
  • pessoas com deficiência.

A Seleção Petrobras de Jornalismo conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa e da Federação Nacional dos Jornalistas. 

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Anchieta realiza mil consultas oftalmológicas para zerar fila de espera

O município de Anchieta vai realizar mil consultas de oftalmologia que serão agendadas ainda no…

15 horas ago

Voo livre: Castelo recebe três eventos em uma semana na rampa de Ubá

A cidade de Castelo, conhecida por sua beleza natural e condições ideais para o voo…

15 horas ago

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim e saiba como escolher a…

17 horas ago

Municípios receberão 73 médicos para formação em Saúde da Família

Os municípios capixabas vão receber, até o início de maio, 73 médicos para a formação…

17 horas ago

Procon-ES lança novo canal virtual para registro de denúncias

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) lança um novo canal virtual…

17 horas ago

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio podem solicitar, a partir desta segunda-feira (14), a…

18 horas ago

This website uses cookies.