sex 19/abril/2024 22:37
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Pilates promove saúde física e mental, diz fisioterapeuta

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Está cientificamente comprovado que o pilates proporciona saúde física e mental, podendo ser feita por um público bem variado, que vai de atletas a gestantes, bem como  pessoas em reabilitação.

E quem fala mais sobre essa atividade física que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, inclusive por gestantes, é a fisioterapeuta Kelly Zoppé, que mantém um estúdio no bairro Monte Cristo, em Cachoeiro, há cinco anos, e tem alunos assíduos, segundo ela em busca de saúde e qualidade de vida.

Ela destaca que o pilates é um método completo e com uma vasta aplicabilidade, e que seus benefícios são enormes, não apenas na saúde física, mas mental também.

“O pilates é indicado para crianças, adultos, idosos, gestantes e atletas. Ele abrange desde a saúde até a doença, como problemas relacionados à coluna, joelho, ombro, postural, lesões musculares, doenças reumáticas, entre outros”.

A prática é indicada inclusive para grávidas, segundo Kelly. “ O pilates trás inúmeros benefícios para as gestantes, ele prepara e fortalece o corpo para o parto e a chegada do bebê.   Caso seja liberada pelo médico,  a mulher pode fazer do início da gravidez até o parto”, ressalta.

Ela destaca que não tem um número exato de vezes na semana para a prática do pilates. “ Já tive alunos que frequentavam uma vez por  semana e tiveram alívio na dor. Claro que com duas ou três vezes por semana os resultados veem mais rápido, dependendo do objetivo do aluno”.

A fisioterapeuta afirma que logo nas primeiras aulas já é possível perceber melhora na dor, na qualidade do sono, na ansiedade e no alongamento muscular.

“Mas os resultados dependem de cada aluno individualmente, do tipo de lesão com que ele chegou no estúdio, das atividades diárias”, enfatiza.

Solange Regina de Carvalho faz pilates há cerca de quatro anos. Diz que começou por causa de uma dor lombar.

“Na época estava com dificuldade pra subir ruas inclinadas, meu médico disse que era coluna. Eu já tinha feito hidroginástica e ele disse que o pilates ajudaria. Conheci a Kelly e faço duas vezes na semana”.

Segundo Solange, houve diminuição da dor. As que enfrenta, segundo ela, são por erros de posturas e horas de digitação. “Da coluna nunca mais senti dores, tenho uma rotina de vida normal”.

Quem também testemunha os benefícios da prática é Ricardo Sant’ Ana. Ele faz pilates há quatro anos.

“Comecei por recomendação médica, após exames, em razão de dores na coluna lombar. O pilates resolveu meus problemas de dores na coluna, melhorou muito minha flexibilidade corporal. O que mais me faz bem tem sido a qualidade do sono nos dias em que vou às aulas”, ratifica.

E é exatamente o que Kelly Zoppé destaca. “Pilates é mais que exercícios, pilates é saúde e bem-estar,  é vida. É ter resistência e flexibilidade em um corpo de qualquer idade”.

Ela ressalta que infelizmente atende muitos alunos jovens que não têm flexibilidade e mobilidade e vivem doentes.

“Já os idosos que praticam regularmente não sentem as dores típicas da idade”, conclui.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais