qua 24/abril/2024 07:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Pilates promove saúde física e mental, diz fisioterapeuta

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Está cientificamente comprovado que o pilates proporciona saúde física e mental, podendo ser feita por um público bem variado, que vai de atletas a gestantes, bem como  pessoas em reabilitação.

E quem fala mais sobre essa atividade física que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, inclusive por gestantes, é a fisioterapeuta Kelly Zoppé, que mantém um estúdio no bairro Monte Cristo, em Cachoeiro, há cinco anos, e tem alunos assíduos, segundo ela em busca de saúde e qualidade de vida.

Ela destaca que o pilates é um método completo e com uma vasta aplicabilidade, e que seus benefícios são enormes, não apenas na saúde física, mas mental também.

“O pilates é indicado para crianças, adultos, idosos, gestantes e atletas. Ele abrange desde a saúde até a doença, como problemas relacionados à coluna, joelho, ombro, postural, lesões musculares, doenças reumáticas, entre outros”.

A prática é indicada inclusive para grávidas, segundo Kelly. “ O pilates trás inúmeros benefícios para as gestantes, ele prepara e fortalece o corpo para o parto e a chegada do bebê.   Caso seja liberada pelo médico,  a mulher pode fazer do início da gravidez até o parto”, ressalta.

Ela destaca que não tem um número exato de vezes na semana para a prática do pilates. “ Já tive alunos que frequentavam uma vez por  semana e tiveram alívio na dor. Claro que com duas ou três vezes por semana os resultados veem mais rápido, dependendo do objetivo do aluno”.

A fisioterapeuta afirma que logo nas primeiras aulas já é possível perceber melhora na dor, na qualidade do sono, na ansiedade e no alongamento muscular.

“Mas os resultados dependem de cada aluno individualmente, do tipo de lesão com que ele chegou no estúdio, das atividades diárias”, enfatiza.

Solange Regina de Carvalho faz pilates há cerca de quatro anos. Diz que começou por causa de uma dor lombar.

“Na época estava com dificuldade pra subir ruas inclinadas, meu médico disse que era coluna. Eu já tinha feito hidroginástica e ele disse que o pilates ajudaria. Conheci a Kelly e faço duas vezes na semana”.

Segundo Solange, houve diminuição da dor. As que enfrenta, segundo ela, são por erros de posturas e horas de digitação. “Da coluna nunca mais senti dores, tenho uma rotina de vida normal”.

Quem também testemunha os benefícios da prática é Ricardo Sant’ Ana. Ele faz pilates há quatro anos.

“Comecei por recomendação médica, após exames, em razão de dores na coluna lombar. O pilates resolveu meus problemas de dores na coluna, melhorou muito minha flexibilidade corporal. O que mais me faz bem tem sido a qualidade do sono nos dias em que vou às aulas”, ratifica.

E é exatamente o que Kelly Zoppé destaca. “Pilates é mais que exercícios, pilates é saúde e bem-estar,  é vida. É ter resistência e flexibilidade em um corpo de qualquer idade”.

Ela ressalta que infelizmente atende muitos alunos jovens que não têm flexibilidade e mobilidade e vivem doentes.

“Já os idosos que praticam regularmente não sentem as dores típicas da idade”, conclui.

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais