Pinguim-de-magalhães foi encontrado na Praia de Cidade Nova. Foto: Jander Silva

Pinguim desgarrado é resgatado por guarda-vidas de Marataízes

Pinguim desgarrado é resgatado por guarda-vidas de Marataízes
Pinguim desgarrado é resgatado por guarda-vidas de Marataízes
Alessandro Araujo de Paula

Um pinguim que estava se comportando de maneira estranha na Praia de Cidade Nova, perto do Quiosque Pato D’água, foi resgatado na tarde de segunda-feira (3) por guarda-vidas na orla de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo.

“A praia estava vazia, quando nós vimos o pinguim. Pensamos que fosse um pato marítimo. O animal saía da água, ficava na areia e depois retornava. Fazia isso toda hora”, comentou o guarda-vidas Jander Silva.

Ele e o colega de trabalho Everton Bahiense colocaram o pinguim em uma caixa e acionaram a equipe do CTA, que é responsável pelo monitoramento das praias.

Procurada pelo Dia a Dia ES, a bióloga e gestora de Projetos do CTA, Giovanna Cypriano Lage, explicou que o pinguim resgatado é um jovem animal da espécie Spheniscus magellanicus, mais conhecido como pinguim-de-magalhães.

Apesar de o animal não apresentar ferimentos externos, ele foi encaminhado para o Centro de Reabilitação para ser avaliado por veterinários. De acordo com Giovanna, este é o período da primeira migração de inverno dos pinguins que nasceram na Patagônia no último verão. “Eles vêm em busca de alimento (peixes)”, explicou.

Como proceder

O CTA é responsável técnico pelo Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campo e Espírito Santo da Petrobras, que abrange cerca de 750 km de praia, entre os municípios litorâneos de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo; e Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

A orientação é que no caso de encontrar animal encalhado na praia, como mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivo ou morto, a pessoa deve acionar a Central de Emergências da Petrobras nos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ), que uma equipe será direcionada para o atendimento da ocorrência.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias