qui 28/março/2024 16:52
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Novo mapa de risco foi publicado nesta sexta-feira (26)

Piúma segue em risco alto e Casagrande pede cuidado com a Covid-19

redacao
Redação Dia a Dia

Ao divulgar o novo Mapa da Gestão de Risco da Covid-19 na tarde desta sexta-feira (26), o governador Renato Casagrande voltou a pedir à população para que não se descuide dos cuidados contra a doença. Segundo ele, o Estado não vive uma crise de leitos, mas tudo pode mudar se as pessoas não se cuidarem.

Pelo novo mapa, apenas Piúma segue no risco alto de transmissão do novo coronavírus. Dos 78 municípios capixabas, 41 estão classificados em risco baixo e 36 estão em risco moderado.

“Temos o número de leitos sob controle, mas isso não significa que podemos deixar de tomar os cuidados. Na quinta-feira (25) foi registrado maior número de óbitos em um único dia, mais de mil. Esse número assusta todo mundo, as pessoas precisam se sensibilizar com esse número de pessoas que perdem a vida. Mais de 20 estados do Brasil estão com dificuldade de leitos, tanto é que recebemos pacientes do Amazonas, Rondônia. Estamos acompanhando a angústia de outras regiões. Isso mostra que a pandemia está crescente no Brasil. Tomara que a gente não sofra nenhuma consequência porque não estamos isentos e imunes de situação mais grave e transmissão mais intensa”, disse o governador.

Casagrande disse ainda que o Estado espera receber um maior quantitativo de vacinas em março, que permitirá imunizar uma faixa maior de idosos.

Isolar os doentes

O governador ainda afirmou que é preciso testar mais a população e isolar as pessoas que estiverem contaminadas. Segundo ele, municípios vão receber nos próximos dias 4 mil oxímetros para medir a oxigenação do sangue. “Isso é fundamental para acompanhar a gravidade da doença”, destacou.

Casagrande voltou a cobrar o uso das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social como medidas de prevenção, por conta da lentidão na produção e compra de vacinas.

Matriz de Risco

Basicamente, onde o risco é alto, o comércio deverá abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já os bares ficam proibidos de abrir. Restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta até as 18h. A prefeitura também deve adotar barreiras sanitárias. Eventos sociais estão suspensos.

Nas cidades em risco moderado, bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sábado até as 22h. Aos domingos, até as 16h. Não houve mudanças no horário do comércio. Eventos sociais e corporativos estão limitados a 300 pessoas.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Classificação dos municípios

Risco alto (vermelho)

Piúma

Risco moderado (amarelo)

Afonso Cláudio, Águia Branca, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marilândia, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo (verde)

Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Serra. Sooretama e Venda Nova do Imigrante.

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

Leia mais