Conforme antecipado pelo Dia a Dia, a Polícia Militar intensificou a fiscalização de motocicletas barulhentas e irregulares em Mimoso do Sul, atendendo a reclamações constantes dos moradores.
Na primeira blitz, realizada na noite desta quinta-feira (5), a 15ª Companhia Independente abordou 39 motos e apreendeu 12 destes veículos. Os militares também emitiram 29 notificações de multas.
De acordo com o 2º Sargento RR Walteony Andrade Porcino, o objetivo é conscientizar os motociclistas e reduzir os transtornos causados pelo barulho excessivo.
“O objetivo é cessar essas reclamações e que as pessoas se conscientizem sobre o problema”, destacou o sargento. As blitze, que serão realizadas rotineiramente, não têm data para terminar.
As ações continuaram nesta sexta-feira (6), com blitze nas regiões de Santa Mônica e Conceição do Muqui, e agora planejada para outras localidades, como São Pedro do Itabapoana e Dona América.
Legislação e penalidades
Conduzir veículos com escapamento adulterado, defeituoso ou inoperante é uma infração de trânsito grave, conforme previsto em lei.
A substituição do escapamento não é proibida pela legislação, desde que sejam mantidas as características originais de emissão de ruídos e poluentes.
A penalidade inclui multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo.
Resultados das operações
- Motos abordadas: 39
- Motos apreendidas: 12
- Notificações emitidas: 29