Uma equipe da Polícia Militar Ambiental que atua na região do Caparaó apreendeu 36 pássaros silvestres durante policiamento preventivo na localidade de Fazenda da Rocinha, zona rural de São José do Calçado. As aves foram vistas pelos policiais penduradas em gaiolas na varanda da residência.
A apreensão ocorreu na tarde da última segunda-feira (16). Após autorização do proprietário para entrar, os policiais constataram que no local também havia um viveiro na área de serviço com várias espécies.
Foram apreendidos sete canários-da-terra, seis tizius, seis boiadeiros, nove coleiros, quatro galinhos-da-serra, três bigodinhos e um catatau, este último em risco de extinção. Todas as aves estavam sem anilha.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o dono dos pássaros informou não possuir autorização do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) para manter as aves em cativeiro.
Os pássaros foram recolhidos e encaminhados ao Iema, onde após avaliação, serão reintroduzidos na natureza
Manter pássaros silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente é crime previsto no artigo 29, parágrafo 1º, inciso III e parágrafo 4º, inciso I, da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, e pagamento de multa.