Uma equipe da Polícia Ambiental apreendeu na varanda externa de uma casa, na localidade de Água Limpa, em Ibatiba, no Caparaó do Espírito Santo, nove pássaros silvestres da fauna nativa sem anilhas, em cativeiro de forma irregular.
O patrulhamento preventivo ocorreu na tarde de quarta-feira (29). Foram apreendidas diversas gaiolas de madeira, 5 trinca-ferros, 1 bigodinho, 1 coleiro, 1 tico-tico e 1 catatau, este último considerado em risco de extinção, além de 4 armadilhas para captura de pássaros, sendo 2 alçapões e 2 redes batedeiras.

De acordo com a Polícia Ambiental, uma pessoa vai responder pelo crime de ter em cativeiro pássaros da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, previsto no art. 29 da Lei Federal 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A Polícia Ambiental adverte que para ter animais em cativeiro é necessário que sejam comprados em criadouros legalizados, de forma a garantir que os animais não tenham sido subtraídos do meio natural.
Qualquer denúncia de crime ambiental pode ser feita através do número 181, ou pelo site https://disquedenuncia181.es.gov.br.