Quatro pássaros da espécie trinca-ferro foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental em Guaçuí.
Três homens, dois de 39 anos e um de 43, que estavam em um Gol branco no bairro Manoel Monteiro Barros foram detidos na ação, ocorrida no último sábado (17), e levados à delegacia de Alegre.
No banco de trás do veículo, os policiais encontraram uma gaiola com um pássaro sem anilha e sem documentação de licença ambiental.
No porta-malas, dentro de uma mochila, havia duas redes, conhecidas como “redes japonesas”, e mais três trinca-ferros, condicionados em uma caixa-gaiola de madeira e “em estado bravio”.
À equipe, os suspeitos informaram que tinham capturado os animais nas matas da região de São Tiago e Fazenda Aparecida, na zona rural de Guaçuí, e que os pássaros seriam divididos entre eles.
Os três foram enquadrados no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, a quem caçar espécimes da fauna silvestre.
Os pássaros serão encaminhados para a unidade de conservação do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, a fim de serem reintroduzidos na natureza.