A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), realizou uma operação na madrugada desta segunda-feira (24) em vários bairros de Cachoeiro.
Cinco homens foram presos. Um deles em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, e outros quatro por possuírem mandados de prisão em aberto.
Iniciada há alguns dias, a operação visava localizar o endereço de foragidos da justiça. O delegado Rafael Amaral, titular da Deic, informou que uma das equipes, ao chegar a uma residência apontada como o esconderijo de um dos foragidos, flagrou um outro foragido da justiça.
O homem cumpria pena em um presídio de Vila Velha, saiu temporariamente e não retornou. Com ele foi encontrada uma pistola calibre 9 milímetros, uma caixa com 50 cartuchos de munição para a arma, certa quantidade de crack e uma balança de precisão.
Segundo o delegado, o fato de se tratar de um armamento que não é tão acessível chamou a atenção dos policiais. Ela é uma pistola fabricada da Turquia, com custo estimado de R$ 25 mil. Ela estava equipada com mira a laser (equipamento utilizado para aumentar o poder de precisão do disparo).
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Sobre o fato de o traficante estar na posse de drogas e arma enquanto cumpre pena, o delegado diz que as “saidinhas”, apesar de constarem em nossa legislação como direito de parte dos presos, são bastantes criticadas por parcela da sociedade, já que não é incomum que presos em tais condições saiam para gozar do benefício, mas acabam por praticarem outros crimes.
Dos quatro homens com mandado em aberto, um, de 32 anos, foi preso na Tijuca por estelionato. O segundo, de 31 anos, no bairro ibitiquara, por crimes baseados na Lei Maria da Penha.
O terceiro, também de 31 anos, no bairro Santa Helena por tráfico de drogas. E finalmente o último homem preso é acusado de homicídio e foi preso no bairro Amarelo.
Os homens foram encaminhados ao Plantão da 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil, de onde serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro e Penitenciária Monte Líbano.