sáb 20/dezembro/2025 02:06
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Polícia Civil se despede de Zack, o primeiro cão do Departamento de Homicídios do Espírito Santo

Após 14 anos de serviços e mais de uma tonelada de drogas apreendidas, guerreiro canino morre vítima de câncer.
Foto: Divulgação

Após 14 anos de serviços prestados à sociedade e cerca de 1,5 tonelada de entorpecentes retirados das ruas, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) se despediu de um de seus integrantes mais emblemáticos. O K9 Zack, primeiro cão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), morreu na noite de terça-feira (21), vítima de um câncer nos pulmões.

Nascido em julho de 2011, Zack recebeu, entre 2012 e 2013, o treinamento que o habilitou como cão de faro, sob a condução do então investigador de polícia André Cardoso, atualmente Oficial Investigador de Polícia (OIP). Ele foi o primeiro membro da unidade de canil da DHPP, criada em 2012 em parceria entre a Polícia Civil e a Receita Federal, e treinado pelos mesmos profissionais do Centro Nacional de Faro da Receita Federal do Brasil (CNCF).

Durante sua carreira, Zack atuou em investigações de homicídios, ações de combate ao tráfico de drogas e operações conjuntas com outras unidades da PCES. Em 2015, ao lado de Cardoso, o cão policial encontrou 47 quilos de maconha no bagageiro de um ônibus interestadual abordado em Iúna.

Zack também trabalhou junto a cães de outras corporações, como Glock, Ursa e Lana, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2016, em uma operação conjunta, Zack e Lana localizaram cerca de 50 quilos de maconha em um ônibus que seguia pela BR-101, vindo de São Paulo — uma das várias ações integradas das quais participou ao longo de sua trajetória.

Sua atuação se estendeu a operações com a Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil, Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), contribuindo significativamente para a integração entre as forças de segurança.

Zack permaneceu ativo até 2022, quando se aposentou das ruas. Já idoso, passou seus últimos anos sob os cuidados de seu tutor, André Cardoso, convivendo com crianças e outros cães.

“Zack foi fundamental no combate ao tráfico de drogas, participando de inúmeras operações policiais. A sua existência e atividade foram cruciais para a integração e o sucesso das ações conjuntas com diversas instituições. Gostaria de agradecer a todos pela confiança demonstrada durante a nossa trajetória e, especialmente, ao Dr. Gustavo Machado Jantorno, médico veterinário, PhD em Ciências Animais e treinador responsável do Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal, por ter sido o mentor e responsável pela carreira de sucesso do K-9 Zack”, declarou André Cardoso.

Foto: Divulgação

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

brk-19-12-25

Projetos levam água potável e conscientização a cerca de 2 mil pessoas em Cachoeiro

industria

IBGE: 25 cidades concentram mais de um terço da economia brasileira

Foto estágio _Freepik_

IEL-ES abre 20 vagas de estágio. Há vaga para Cachoeiro

marataizes-palacio-das-aguias-

Marataízes inaugura totens do Museu de Percurso e valoriza cultura local

prefeitura-de-castelo-decoracao-natal

Castelo paga abono de R$ 1.200 aos servidores antes do Natal

concursopublico

Ministério Público garante concurso e regularização de servidores em Alegre

corrida-da-mulher-cachoeiro

Cachoeiro: Corrida da Mulher 2026 abre inscrições com premiação inédita

prestacao-de-contas-cachoeiro-2025-

Cachoeiro presta contas e diz que houve avanços na saúde, educação e emprego

Leia mais