qua 24/abril/2024 13:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Cão Top, da 15ª Cia Independente de Mimoso

Polícia de Mimoso terá cão farejador próprio para ações de combate às drogas

redacao
Redação Dia a Dia

A 15ª Companhia Independente da Polícia Militar de Mimoso do Sul contará, a partir de agora, com o apoio do cão farejador Top para as suas ações de combate ao uso e tráfico de drogas, e também para apreensão de armas de fogo no município.

A informação é do comandante da 15ª Cia, major Nério Pereira da Silva Filho. Ele informa que recentemente foi realizada a formatura do 3º Curso de Condutores de Cães Policiais, na Companhia Independente de Operações com Cães da PMES, em Vitoria.

“Queremos parabenizar ao soldado Farlley de Almeida Silva, integrante da nossa Cia, que se formou neste importante curso”, ressalta.

Nério agradece também o recebimento do Cão Top, que atuará prioritariamente em Mimoso do Sul, mas que também atenderá ocorrências em Apiacá, Atílio Vivaqua e Muqui, como parte do projeto K9 da PMES.

“Agradecemos ao Comando Geral da PMES, coronel Caus, e ao Comandante da Cia Independente de Operações com Cães, major Cardoso”, enfatiza.

O soldado Farlley destaca que o treinamento foi teórico, prático e operacional, e que aprendeu os fundamentos para ser um condutor de cães de detecção de armas e drogas, para combater diretamente o tráfico de drogas.

“Aprendemos também a forma de treinar um cão policial e aperfeiçoá-lo para a atividade policial. O curso teve a duração de 3 semanas. Na fase operacional logramos êxito em várias apreensões”.

Farlley Almeida conta que de acordo com o regulamento das patrulhas K9, o cão deve ficar na casa do policial militar, podendo também ficar num canil criado nas unidades operacionais se forem fora da região metropolitana.

Com isso, a partir da chegada do cão Top a Mimoso do Sul, ele morará na casa do soldado, que será responsável por todos os cuidados, treinamentos e condução nas atividades policiais operacionais.

“Isso mudará toda a minha rotina, pois o cão tem necessidades e depende daquele que está cuidando dele para manter a sua alimentação, higiene, saúde. Mas as expectativas são as melhores possíveis, pois vamos atuar diretamente contra o tráfico de drogas, e o binômio homem-cão é um grande reforço ao policiamento, atuando independentemente e em apoio ao policiamento ordinário”.

Faz parte dos planos também o trabalho na área social, com palestras voltadas para o combate ao uso de drogas.

” Faremos a demonstração da utilização do cão policial e falaremos sobre mitos a respeito da utilização dos cães policiais”, conclui.

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Leia mais