A Polícia Civil de Mimoso do Sul fechou uma farmácia clandestina durante operação conjunta com a Vigilância Sanitária do município e Conselho Regional de Farmácia.
A ação ocorreu nesta quarta-feira (9) e foi coordenada pelo delegado Rômulo Carvalho Neto. O proprietário do estabelecimento, que funcionava no distrito de São José das Torres, foi preso. No local, ele exercia de forma irregular a profissão de farmacêutico, segundo a policia.
De acordo com o delegado, a farmácia não tinha alvará de funcionamento, nem sanitário, nem farmacêutico.
“Foram encontrados no local medicamentos vencidos e expostos à venda, psicotrópicos e medicamentos de venda proibida, por serem comercializados apenas com o setor público, nesse caso tendo sido apurado que haviam sido desviados do Hospital Menino Jesus de Itapemirim, de acordo com a confissão do suspeito preso”, disse o delegado.
Foram apreendidas centenas de medicamentos que ainda estão sendo contabilizados.
Falsificação
O delegado informou que o suspeito também será investigado por falsificação de documentos, tendo em vista que falsificou um alvará sanitário da Vigilância Sanitária de Mimoso do Sul, expedido para uma farmácia que era de seu irmão e funcionava no local da operação de terça, com o objetivo de comprar medicamentos e abrir uma outra farmácia irregular na localidade de Gomes, em Itapemirim.
O suspeito foi autuado por tráfico de drogas, crime contra as relações de consumo e exercício irregular da profissão de farmacêutico. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória Cachoeiro de Itapemirim.
O homem preso também será investigado por peculato, por desvio de medicamentos do Hospital Público Menino Jesus, em conjunto com seu irmão, que é farmacêutico e trabalha na unidade hospitalar.