A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), identificou uma organização criminosa que atuava em roubos e furtos de cargas na BR 101, no Sul do Espírito Santo.
O grupo, formado por membros de uma mesma família, agia principalmente nas cidades de Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul e em municípios litorâneos cortados pela rodovia, como Presidente Kennedy e Anchieta.
A quadrilha era especializada em saquear cargas de veículos acidentados, além de arrombar caminhões e carretas estacionados em postos de combustíveis e áreas de descanso, muitas vezes ameaçando motoristas com armas. Nesta semana, uma operação conjunta foi realizada nos municípios de Anchieta e Presidente Kennedy para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra os envolvidos.
Um dos casos mais graves ocorreu em março deste ano, quando um motorista teve uma carga de biscoitos, avaliada em R$ 300 mil, roubada enquanto dormia em um posto de combustíveis em Mimoso do Sul. Ele tentou impedir o roubo, mas acabou sendo feito refém por algumas horas.
Ainda de acordo com a PC, somente em junho, a quadrilha praticou 18 crimes de roubos e furtos de cargas. Durante a operação, uma mulher de 26 anos foi presa. A polícia segue à procura de três homens que também faziam parte da quadrilha.