Na tarde da última quinta-feira (14), os militares do 3º Batalhão realizaram uma blitz de trânsito no centro de Guaçuí, com o objetivo de prevenir crimes e infrações de trânsito. A ação teve foco em motos irregulares.
Durante o bloqueio policial, várias motos foram abordadas. Os militares verificaram a documentação dos condutores e dos veículos, a existência de mandados de prisão em nome dos abordados, o registro de furto ou roubo para o veículo, e se o condutor possuía ou não Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, também foi averiguado o uso irregular do escapamento.
As checagens, são realizadas por meio do Centro Operações 190 e através do Talonário Eletrônico, um aplicativo denominado ‘RADAR’ Agente, que permite o preenchimento eletrônico das autuações utilizando um smartphone, além da consulta on-line dos dados de condutores e veículos existentes nas bases nacionais de dados.
A ação marcou também o retorno do serviço de remoção de veículos irregulares e produtos de crime, através dos Guinchos e do pátio credenciado do Detran|ES em Guaçuí, que atenderá toda região do 3º Batalhão nas fiscalizações realizadas.
“As fiscalizações de trânsito são importantes, pois, por meio delas é possível apreender uma arma, prender alguém com mandado de prisão, recuperar um veículo roubado e que, muitas vezes, poderia ser usado em outro crime. Um trabalho preventivo que a PMES desenvolve”, explica o tenente-coronel Luciano, comandante do 3ª Batalhão.