O governo do estado iniciou nesta terça-feira (6) a vacinação do grupo das forças de segurança e salvamento, como policiais civis, militares, federais, policiais rodoviários, bombeiros e guardas municipais, e também das forças armadas e da Força Nacional.
Nesta manhã, o governador Renato Casagrande participou de um ato simbólico no Palácio Anchieta, que marcou o início da vacinação.
Com 62 anos, o policial militar da reserva, sargento Valdecir de Souza Ribeiro, comemorou: “Hoje tomei uma dose de esperança”.
O sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Jocimar Vieira da Rocha, 42, não escondeu a felicidade: “os profissionais da segurança estão desempenhando uma atividade que não pode parar, juntamente com os profissionais de saúde”.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Nesta primeira etapa, segundo o governo, serão aplicadas 7.398 doses. A maior parte das vacinas, em torno de 7 mil, é proveniente da reserva técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O restante faz parte do lote que chegou na semana passada ao estado.
Casagrande destacou que a vacinação vai começar pelos profissionais de mais idade. Ele reforçou ainda que a partir do dia 15 começam a ser vacinados os profissionais da educação.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, a imunização da força de segurança é a entrega mais importante do ano: “Nenhuma entrega de viaturas, armamentos ou obras é mais importante que essa vacinação. O nosso policial é o maior patrimônio da instituição”.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que a previsão é que a cada semana cheguem novos lotes para atender às forças de segurança. No total, cerca de 16 mil profissionais atuam na área.