A nova ponte construída no lugar da estrutura que foi levada pelas chuvas de dezembro de 2016, em Itapemirim, é mais reforçada e tem resistência para suportar fortes correntezas, segundo informou ontem o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Gustavo Perin de Medeiros Teixeira.
“A estrutura anterior não estava estaqueada. Essa não, ela foi projetada, estaqueada, está ancorada e preparada para resistir. Foi feita para ter mais de 100 anos de vida útil”, afirmou o diretor.
A nova estrutura foi inaugurada na sexta-feira (5) pelo governador Paulo Hartung, que foi ao local acompanhado do prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha e de outras autoridades locais.
Outros prefeitos também participaram da solenidade de inauguração, como Robertino Batista da Silva (Marataízes); Thiago Fiório (Rio Novo do Sul); João Paganini (Iconha); José Ricardo Pereira da Costa (Piuma).
A ponte foi arrastada pela cheia do Rio Itapemirim no dia 17 de dezembro de 2016. Ninguém se feriu, mas a destruição provocou transtornos. Durante três dias os motoristas foram obrigados a dar volta pela Rodovia do Sol, até que um desvio fosse construído pela prefeitura ao lado da estrutura levada pelas chuvas.
A construção da nova ponte durou 11 meses e custou R$ 1,7 milhão. Em alguns pontos, segundo o DER, a construtora precisou aprofundar mais de 25 metros de fundação devido ao solo mole da região alagada.