sex 18/julho/2025 19:39
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

População comparece na primeira audiência para revisão do PDM de Cachoeiro

Moradores de Cachoeiro compareceram ao auditório da escola Zilma Coelho Pinto, na segunda-feira (18) para a primeira audiência pública para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). Outras três audiências públicas serão realizadas.

“Nossa intenção é fazer um PDM para as pessoas. Por isso, a participação da população é fundamental. Estamos dando um pontapé inicial para sermos referência no Espírito Santo”, destacou o prefeito Victor Coelho, que participou da audiência pública.

“O PDM determina o planejamento e o desenvolvimento da cidade, que é um organismo dinâmico, de modo que o plano precisa acompanhar essa dinâmica e, principalmente, representar os anseios dos cidadãos”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Durante o evento, a equipe da consultoria especializada contratada pela prefeitura para reformular o PDM detalhou o processo de revisão do plano. Além das quatro audiências públicas, serão realizadas ainda reuniões setoriais e regionais, além da criação da comissão de acompanhamento e do fórum das comunidades.

A atualização do plano deve ser concluída no fim do primeiro semestre de 2020. O cronograma de trabalho vai ser divulgado em breve.

De acordo com a prefeitura, serão realizadas ainda oficinas públicas com temáticas relacionadas à revisão do PDM.  Também será disponibilizado no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) o Espaço Plano Diretor, para consultas e envio de sugestões.

 

O PDM

O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico que direciona o desenvolvimento e a expansão dos municípios. Ele define normas legais de ocupação do território, tendo impacto direto na instalação de empreendimentos e residências, dentre outros aspectos. A sua atualização deve ser feita a cada dez anos.

O PDM em vigor em Cachoeiro foi estabelecido em 2006, e não contempla a área do município em sua totalidade. Em 2017, algumas normas legais adicionadas ao Plano desde a sua aprovação foram declaradas inconstitucionais.

A prefeitura, então, adotou os procedimentos necessários para que parte dessas normas voltasse a entrar em vigor e não impactasse em questões importantes como a regularização do Conselho Municipal do PDM e a lei da Calçada Cidadã – o que ocorreu em 2018.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-gwm-brasil

Governo discute com GWM expansão e destaca força do Porto de Vitória

Moto_Fest01_07_10_2023

Motofest de Marataízes começa nesta sexta e vai até domingo

arquivista-escritorio-ti

CRM-ES abre concurso com salários de até R$ 12 mil. Há vaga para Cachoeiro

Exportação

Tarifa de 50% dos EUA paralisa 60% das exportações de rochas do Brasil

apreensao-cocaina-arma-aquidaban-17-07-2025-

Suspeito é preso com 5kg de cocaína, armas e mais de R$ 50 mil no Aquidaban

corrida-de-rua-cachoeiro

Cachoeiro cria grupo gratuito de corrida de rua com orientação profissional

cafe-organico3-

Primeiro café biodinâmico do país nasce em Pacotuba pelas mãos da família Giori

cachoeiro-stone-fair-dia-1-2023

Contagem regressiva: Cachoeiro Stone Fair 2025 terá crescimento e novidades

Leia mais
plugins premium WordPress