seg 8/agosto/2022 05:01
Foto: PMCI

Postos de saúde de Cachoeiro estendem horário para atender homens nesta quinta

Camila Soares

Com foco na saúde do homem e fazendo alusão ao Novembro Azul, campanha que alerta sobre a necessidade e importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças, quatro unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim vão estender o horário de funcionamento.

Os homens vão ganhar três horas a mais para se consultarem nas unidades dos bairros Aeroporto, Aquidaban, Jardim Itapemirim e Paraíso, que permanecerão abertas até as 19 horas nesta quinta-feira (21).

Serão ofertados atendimento médico, de enfermagem e odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, solicitações de exames de PSA (que indica câncer de próstata) e palestras sobre saúde do homem.

O objetivo, de acordo com a secretaria municipal de saúde, é facilitar o acesso em horários alternativos de funcionamento, já que muitas pessoas trabalham durante o expediente das unidades de saúde (7h às 16h), e por conta disso, não conseguem tempo para se cuidar.

“Ao longo de todo este mês, estamos intensificando as ações voltadas ao público masculino, para ampliar o alcance dos nossos serviços e enfatizar a importância do autocuidado e de se adotar, sempre, as medidas preventivas. A extensão do horário nessas UBS é parte desses esforços”, destaca a secretária municipal de saúde, Luciara Botelho.

Fórum

Para o encerramento da campanha do Novembro Azul em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá na quinta-feira (28) da próxima semana, o I Fórum de Saúde do Homem. A intenção é debater o fortalecimento, no município, da promoção da saúde integral do homem. O local e o horário serão divulgados nos próximos dias.

Programação da semana

20/11 – Coutinho – Durante a manhã, no salão da igreja católica, haverá palestra com o tema: “Homem que se cuida tem atitude: valorize sua vida!”, além de roda de conversa, sorteios e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

21/11 – Gironda – Durante a manhã haverá palestra sobre câncer de próstata, atendimento médico e de enfermagem.

22/11 – Córrego dos Monos
8h: Palestra com a equipe, aferição de pressão, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, avaliação do cartão vacinal e solicitação de exame PSA (que indica câncer de próstata).

22/11 – BNH de Cima
7h: Palestra sobre tabagismo e alimentação saudável, palestra sobre saúde bucal e câncer de boca, palestra sobre câncer próstata, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas.

Ultimas Notícias