qui 28/março/2024 15:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Povos Tradicionais da Cultura Popular serão mapeados em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

“Raízes Populares” e “Territórios Sagrados”. Esses são dois projetos que se propõem a fortalecer a preservação da cultura popular e a valorização de povos tradicionais em Cachoeiro de Itapemirim. O recorte social é dedicado aos povos de terreiro em atividade no munícipio, abraçando seus saberes, seus sabores e suas memórias.

As iniciativas são das cachoeirenses Sarah Dalvi, Thatiane Cardoso e Natássya Carvalho, cujas propostas foram protocoladas no Edital Funcultura / SECULT 2020, em fevereiro/2021 e com resultado de contemplação em julho deste ano.

O projeto Raízes Populares apresenta uma perspectiva multidisciplinar, que aborda as experiências vividas pelos terreiros e comunidades tradicionais de matriz africana na perpetuação de conhecimentos ancestrais.

Trata-se da catalogação de plantas utilizadas para fins medicinais e em rituais religiosos: as sementes, raízes e folhagens sagradas para quem o cultivo e a aquisição estão relacionados à manutenção do axé (poder, força) e comunicação com as divindades.

“Esse é um trabalho que ajudará a propagar as sabedorias e conhecimentos que enriquecem a nossa cultura popular, refletindo na desconstrução da intolerância religiosa.”, ressalta Sarah.

Em paralelo, Territórios Sagrados mergulha nas águas que movem as tradições de matrizes africanas em solo cachoeirense.

Através de pesquisa, mapeamento, levantamento de dados e registro dos povos de terreiro em atividade cultural e religiosa em Cachoeiro, o projeto está gerando um banco de informações em uma plataforma que será disponibilizada para o acesso público.

Thatiane diz que cooperar com a construção, implementação e o desenvolvimento de ações para o reconhecimento dos povos de terreiro promove o empoderamento cultural de grupos que se encontram em uma realidade de ostracismo social. “Tudo em função do racismo e do preconceito com manifestações culturais distintas da cultura romano judaica.”

O trio espera que o contato com os dados gerados, as imagens e as informações compartilhas durante o mapeamento de terreiros e a catalogação de plantas possibilitem aproximar a população das raízes afro da cultura brasileira, perpetradas entre gerações pelos povos de terreiro no município.

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Leia mais