qui 25/abril/2024 02:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Praticando a educação ambiental a partir de brinquedos sucatas

lavar-maos-jaqueline-bragio
Jaqueline Bragio

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa importante, que compete a cada um dos habitantes do planeta. No entanto, sabemos que para tal, precisamos sensibilizar o ser humano desde a infância. É preciso que todos saibam dos impactos ambientais que são provocados pelo descarte incorreto dos resíduos, assim como, conhecer as alternativas de seu reuso e redução da produção, na tentativa de termos um meio ambiente equilibrado e uma melhor qualidade de vida.

A construção de uma “consciência ambiental” pode começar ainda na infância, através do lúdico (brincadeiras e jogos), afinal criança gosta de brincar e, sabemos da importância que o brincar tem para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos construídos a partir de materiais recicláveis podem despertar nas crianças novos interesse e curiosidades, além de estimular e sensibilizar a criança para a preservação do meio ambiente.

Dessa forma, separamos para nossos leitores algumas dicas de brinquedos e brincadeiras que podem ser criadas e realizadas pelas famílias, a partir de materiais que seriam descartados.

 

1. Construindo brinquedos

Nessa brincadeira o mais importante é ter a imaginação livre. Podemos construir meios de transportes, castelos, pistas para carros e casas. Usando materiais como caixa de papelão, cola, tesoura sem ponta, tinta e alguns brinquedos podemos estimular a imaginação e criatividade dos pequenos e pequenas em casa.

Na primeira foto, criamos um carro de corrida construído com caixa de papelão grande, seguido de um barco de piratas, foto do meio. A terceira imagem representa um castelo, mesclando brinquedos existentes na casa e materiais recicláveis como papelão e palitos de picolé.

 

2. Passe a fita

Nessa dica podemos ajudar às crianças a trabalhar a paciência, concentração, estimulação visual e coordenação motora, para isso vamos precisar apenas de fita e papelão.

 

3. Encaixe a bolinha

Com uma garrafa pet e algumas bolinhas de gude podemos criar um jogo interessante e divertido para toda a família. O objetivo é transferir as bolinhas que estão presas na parte superior do recipiente para a parte interna através do bico da garrafa. Para sua construção, recorte a garrafa pet e cole o fundo da garrafa cobrindo sua abertura inicial, como mostra a foto. Ao fundo pode recortar folha de papel e vedar com uma fita adesiva. Essa dica potente é diversão garantida.

 

4. Acerte o Alvo

Usando bolas de plástico e uma caixa, podemos brincar de acerte o alvo. Coloque a caixa com a abertura voltada para o participante. As bolinhas devem ser jogadas a certa distancia, com o objetivo de acertar e entrar no alvo, como mostra o vídeo. Esta é uma brincadeira indicada para todas as idades, podendo ampliar o grau de dificuldade (fechando a abertura da caixa ou aumentando a distância do participante ao alvo) proporcional à idade.

 

Mãos à obra e boa diversão!

 

 

 

Jaqueline Bragio é doutora e mestre em Educação, enfermeira especialista em Saúde da Criança e Adolescente
Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais