O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, assinou nesta segunda-feira (27) decreto de estado de calamidade pública no município por conta dos estragos causados pela enchente dos últimos dias. A medida se baseia em relatórios da Defesa Civil e de outros órgãos municipais.
O decreto permite agilizar os procedimentos para realização de obras e aquisição de bens e serviços para a recuperação da cidade. O documento também ratifica a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, e autoriza a administração a convocar voluntários para as ações de resposta ao desastre.
“Nós já havíamos feito um decreto de situação de emergência na sexta-feira (24), antes mesmo do alerta vermelho. Agora, diante dos acontecimentos dos últimos dias, faz-se necessário decretar calamidade pública. Estamos tomando todas as medidas para que a cidade volte à normalidade o mais rápido possível”, destaca o prefeito.
Interdições
Apesar de o nível do rio Itapemirim baixar, o trânsito em Cachoeiro de Itapemirim continua com pontos de interdição. Das pontes, somente estão liberadas a Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga), Guadalajara (Ilha da Luz) e a Ponte de Ferro.
A Ponte Municipal, por sua vez, está liberada para veículos apenas no sentido rua Dona Joana (Centro) em direção à avenida Monte Castelo (Independência). As demais pontes ainda recebem vistoria, e estão bloqueadas com prismas de concreto.
“É importante lembrar que para os pedestres também é muito perigoso andar por essas pontes, pois, além do risco estrutural em si, muitas delas estão sem os guarda-corpos, que foram arrancados pela enchente”, alerta o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inacio Daroz.
Em relação às vias, as ruas Moreira, 25 de Março e ruas do Coronel Borges estão parcialmente interditadas, pois recebem os trabalhos de limpeza. Já a avenida Beira Rio continua totalmente interditada.
“Pedimos aos moradores que evitem trafegar por essas ruas da região central da cidade, porque o fluxo de trânsito atrapalha os trabalhos de limpeza”, recomenda o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.
No interior, estão interditadas as pontes das localidades de Duas Barras e Usina São Miguel e a que dá acesso ao distrito de Itaoca. Os condutores que precisarem passar por esses locais devem pegar caminhos alternativos.