seg 8/agosto/2022 16:59

Prefeitura capacita servidores sobre atendimento à população LGBTQIA+

Prefeitura capacita servidores sobre atendimento à população LGBTQIA+
Redação Dia a Dia

No Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) de Cachoeiro realizou uma formação para servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS.

O objetivo foi capacitá-los para a recepção e acolhimento a esse público. A ação aconteceu no auditório da Escola Estadual “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários.

Os ouvintes, lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), receberam orientações sobre questões relacionadas aos direitos humanos e o acolhimento nas instituições de saúde da população LGBT.

Tudo para sensibilizar os profissionais para o respeito aos direitos dessa população e desmistificar preconceitos a respeito da diversidade sexual.

Durante a ação, foi realizada uma palestra ministrada por João Lucas Cortês, presidente do Conselho Estadual de LGBTQIA+, que ressaltou a importância da iniciativa do poder público em realizar encontros que promovam a diversidade.

A subsecretária municipal de Atenção Primária, Rosângela Justo, destaca que a recepção da UBS é a porta de entrada do serviço de saúde da Atenção Primária.

“O recepcionista é um profissional de grande importância na equipe, pois é por meio dele que os usuários do SUS são acolhidos e direcionados aos demais profissionais da equipe, de acordo com suas necessidades”, explicou.

Valquíria Volpato, subsecretaria municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Semgov, frisa que todo servidor público, assim como qualquer outro cidadão, deve se despir de todo preconceito, seja ele de cunho racial, de gênero, religiosa, social ou outros.

“Em sua atuação, o servidor deve cumprir seu papel, atendendo a população com respeito e empatia, sem qualquer distinção”, pontuou.