Sem manutenção e desativado há vários anos, os trilhos da centenária ferrovia que liga Vitória ao Rio de Janeiro, a antiga FCA, vem sofrendo intervenções de moradores e até do poder público.
Em Mimoso do Sul, a prefeitura concretou um trecho da ferrovia na área central da cidade, perto do posto de saúde. Alguns moradores ficaram preocupados se a obra não irá prejudicar a passagem de trem, caso volte a funcionar no futuro.

O prefeito Peter Costa informou que o local estava tomado de mato e que moradores pediram à prefeitura que fizesse melhorias no local.
Ele afirmou que o trilho não chegou a ser encoberto com o cimento, de forma que não impede uma possível passagem de trem.
Concedida em leilão em 1996 para a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a linha ferroviária atualmente é administrada pela VLI, uma subsidiária da Vale. A ferrovia tem 110 anos de história.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Para realizar esse tipo de intervenção, a prefeitura deveria ter autorização da VLI, uma vez que a faixa de domínio da ferrovia é de 30 metros (15 metros do eixo central para cada lado), mas isso não ocorreu.
Segundo o presidente da regional capixaba da ONG Amigos do Trem, André Mendes Frederico, a ferrovia já não oferece há algum tempo condições para a circulação de trem até Mimoso do Sul.
Ele explicou que pelo menos 2 mil metros de trilho foram roubados na zona rural no sentido a Campos-RJ. E no trecho entre Mimoso do Sul e Muqui, o rio encheu e danificou a base de brita do trilho.
André ressaltou que a ONG tem projetos para reativar trechos da ferrovia, por meio de parcerias com prefeituras da região.