sex 26/abril/2024 03:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Maioria dos mortos por Covid-19 não se vacinaram ou não completaram esquema vacinal

Prefeitura de Cachoeiro alerta para importância de completar esquema vacinal

foto perfil anete3
Anete Lacerda

A Prefeitura de Cachoeiro faz um apelo aos cachoeirenses para que completem o esquema vacinal contra a Covid-19. Isto porque a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta para o fato de que muitas pessoas não estão completando o esquema vacinal, o que impõe dificuldades à campanha de imunização.

A vacinação continua ocorrendo, rotineiramente, nas unidades básicas e na Policlínica Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Podem se vacinar pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer.

Pessoas de 60 anos ou mais também devem receber a dose de reforço, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses.

Os imunossuprimidos (baixa imunidade) também devem se vacinar, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. Adolescentes de 12 a 17 anos têm de estar acompanhados por um adulto. Não é necessário fazer agendamento.

 

Maioria dos mortos não se vacinaram

Segundo pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) no Brasil, 96% das mortes pela doença são de quem não se vacinou. Em Cachoeiro, de acordo com levantamento dos dez últimos registros de óbitos no município feito pela Semus, houve mortes de três pessoas abaixo de 60 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina.

Também há um caso de óbito de uma pessoa com mais de 75 anos que tomou apenas uma dose. Os demais casos são de pessoas de mais de 69 anos, com comorbidades, que não tomaram a terceira dose.

Idosos apresentam resposta imunológica inferior, mesmo quando vacinados, sobretudo, aqueles que apresentam comorbidades. Por isso, a dose de reforço está sendo aplicada em quem tem mais de 60 anos.

O secretário municipal de Saúde Alex Wingler diz que apesar de todos os avanços já alcançados no combate à pandemia, o vírus continua circulando e há ainda muito trabalho pela frente.

“Portanto, é fundamental que todos se vacinem no momento certo e continuem seguindo as medidas sanitárias, para que esses avanços não sejam perdidos”, destaca Wingler.

 

 

 

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais