A Prefeitura de Cachoeiro criou um gabinete de gestão de crise para coordenar as ações de assistência à população e atender às ocorrências registradas em função das fortes chuvas que atingiram a cidade.
Segundo a prefeitura, todas as secretarias municipais estão mobilizadas para atuar de forma integrada e dar suporte às áreas mais afetadas.
Na manhã de quinta-feira (9), o Rio Itapemirim transbordou no distrito de Pacotuba, invadindo residências e deixando 222 pessoas desalojadas. As famílias foram acolhidas no ginásio da comunidade, onde recebem assistência da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O rio chegou a atingir 3,10 metros acima do nível normal às 18h desta quinta-feira, mas começou a baixar, passando para 2,98 metros às 19h e às 9 horas desta sexta-feira (10), reduziu para 2,36 metros.
No entanto, o estado é de alerta em todo o município. A Defesa Civil Municipal informa que há pontos de inundação na área urbana.
A municipalidade trabalho ainda com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Ministério Público Estadual.
Além disso, o prefeito anunciou que poderá decretar estado de emergência para garantir mais agilidade nas ações de resposta às ocorrências e assistência à população.
Os moradores de áreas ribeirinhas devem redobrar a atenção e, em caso de necessidade, buscar locais seguros e acionar os serviços de emergência.
Parcial das ocorrências registradas
Bairro Guandu: Inundações nas ruas Coronel Francisco Braga, Pedro Dias e Professor Quintiliano, com lojas invadidas pelas águas.
Bairro Coronel Borges: Pontos de inundação.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoCentro: Queda de barreira com interdição na Ponte de Ferro.
Bairro Monte Cristo: Rua cedeu e um carro despencou.
Bairro São Geraldo: Inundação de ruas.
Bairro Baiminas: Inundação em casas na Rua Angelo Boss.
Bairro Boa Vista: Registro de ponto de inundação.
Bairro Gilberto Machado: Inundação no trevo da Unimed.
Ponte de Santa Fé: Transbordamento de córrego com interdição da rodovia Cachoeiro x Muqui.
Confira os números para o caso de emergência
(28) 98814-3497
193 (Corpo de Bombeiros)
190 (Polícia Militar)