Circula pelas redes sociais um vídeo do vereador Ary Correa, de Cachoeiro, que denuncia o uso do mesmo banheiro por meninos e meninas que estudam na pré-escola Olga Dias, no bairro Coronel Borges.
Em sua fala o vereador fala da existência de banheiros unissex. Segundo ele os pais estariam incomodados com esta situação, mas nenhum pai ou mãe se pronunciou no vídeo gravado por ele.
O vereador acusa que meninos e meninas estariam utilizando o banheiro ao mesmo momento, mas a Secretaria Municipal de Educação (Seme), em nota, nega o uso simultâneo.
Esclarece ainda que a pré -escola segue todos os regramentos da educação infantil, e que o vídeo denuncia uma prática adotada por todas as escolas brasileiras.
A nota da Seme diz que esta é uma prática amparada pela legislação do MEC, Resolução 6 de 25 de abril de 2007, do Programa Nacional de Restruturação e Aquisição de Equipamentos para a Educação Infantil.
Prossegue textualmente a nota: “Crianças até 3 anos estão em fase de desfralde e utilizam o banheiro da sala de aula acompanhadas, individualmente, de professores ou auxiliares de sala. A privacidade da criança é preservada a todo momento. Os dois sanitários, devidamente identificados um para menino e outro para menina, existem para a criança começar a diferenciar qual deve utilizar”, conclui.
A Secretaria de Educação informa que está a disposição dos pais e das comunidades para esclarecer quaisquer dúvidas.