Mais 12 novos abrigos de em paradas de ônibus foram instalados pela prefeitura esta semana em Cachoeiro de Itapemirim. São estruturas em aço, compostos por cobertura, banco, lixeira e espaço reservado a pessoas com deficiência.
Só que, para tentar garantir a preservação das estruturas, a prefeitura promete agir com rigor no combate a atos de vandalismo e também em ações que enfeiam o local, como afixar cartazes.
Foram contemplados nessa etapa os bairros Independência, Parque Laranjeiras, Marbrasa, Vila Rica, BNH de Baixo e Ibitiquara.
Nesta quinta-feira (1), a melhoria chegou também ao Jardim Itapemirim e aos distritos de Itaoca e São Joaquim, totalizando 12 novas estruturas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), a renovação dos pontos de ônibus inclui, também, a instalação da calçada cidadã nos pontos que ainda não contam com esse item de acessibilidade.
“É mais um avanço na revitalização dos pontos de ônibus de Cachoeiro, para darmos mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo”, destacou o prefeito Victor Coelho.
Desde o final de 2020, já foram requalificados quase 60 pontos de ônibus, com mais de 75 módulos. A previsão é de que, nos próximos meses, mais paradas de transporte público recebam novos abrigos.
Preservação dos abrigos
A prefeitura alerta que atos de vandalismo ao patrimônio público, como pichação, são passíveis de punição, como detenção e multa, de acordo com o Código Penal (artigo 163).
Outra forma de colaborar com a preservação é não colar e nem permitir que se colem cartazes nos abrigos, conduta que é proibida pelo Código de Posturas e Atividades Urbanas do município (Lei Nº 7227/2015).
Os responsáveis pela infração – promotores de eventos anunciados nas peças, por exemplo – serão notificados pela fiscalização para retirarem os cartazes, no prazo de 24 horas. O não cumprimento dessa determinação acarretará em multa a ser aplicada pela fiscalização de posturas.
Para ajudar, no trabalho de identificação e responsabilização dos infratores, a população pode acionar os canais da Ouvidoria Geral do Município, por meio do telefone 156 e do aplicativo de celular TodosJuntos. Casos de vandalismo podem ser denunciados por meio do telefone 190, do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅










