Será lançado nesta quarta-feira (22) pela prefeitura de Cachoeiro o aplicativo Passaporte Covid-19, com o objetivo de facilitar a comprovação da situação do esquema vacinal do cidadão ao ter acesso a eventos, restaurantes e estabelecimentos que exijam a comprovação da imunização.
Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação da Prefeitura (CTI) – que é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) -, o aplicativo estará disponível para as plataformas iOS e Android, e modernizará o processo, já que dispensará o uso do cartão de vacina tradicional, em papel.
O vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19, destaca que o Passaporte Covid-19 facilitará a vida do cidadão, que terá um comprovante da situação de seu esquema vacinal na tela do celular.
“É mais um passo que damos em direção ao restabelecimento da realização de eventos na cidade, com segurança, preservando a saúde da população”, afirma.
Sobre o aplicativo
Para utilizar o Passaporte Covid-19, o cidadão deverá efetuar o download na loja de aplicativos de seu smartphone, e realizar o cadastro de seus dados pessoais.
Após o registro de suas informações, o usuário poderá fazer o envio de sua Carteira Digital de Vacinação – emitida pela plataforma virtual ConectSUS do Ministério da Saúde –, e de resultados de testes de Covid-19 recentemente realizados.
Para comprovar a situação de seu esquema vacinal, o usuário deverá abrir o aplicativo e mostrar, na entrada do evento, os dados informados na tela principal.
Os estabelecimentos também poderão se cadastrar no aplicativo que mostrará, ao usuário, uma lista de locais conveniados, que condicionam a entrada à comprovação da situação vacinal do cliente.
A utilização do aplicativo como forma de comprovação é facultativa, e o cidadão ainda terá a opção de mostrar a versão impressa de sua carteira de vacinação ou de testes de Covid-19, juntamente de um documento de identificação pessoal