Estarão abertas a partir desta segunda-feira (11) inscrições para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos níveis básico, intermediário e avançado.
Ao todo serão 160 vagas destinadas tanto para educadores da rede municipal quanto o público externo. As inscrições terminam na sexta-feira 15).
Para os cursos básico e avançado, estão disponíveis 40 vagas, cada. Já o nível intermediário oferece 80, que serão divididas em duas turmas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), o objetivo é proporcionar aos participantes conhecimento mais amplo da língua de sinais, aprimorando a interação entre a comunidade surda e a ouvinte e difundir a Libras– que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.
Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação é uma ação da Seme para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva.
Os cursos têm carga horária de 60 horas. O básico apresentará conteúdos como “Noções básicas da língua brasileira de sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoNo nível intermediário, as temáticas serão: “Aprofundamento da língua brasileira de sinais” e “Aprofundamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.
Já no curso avançado, os assuntos abordados serão: “Aperfeiçoamento da língua brasileira de sinais” e “Aperfeiçoamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.
O período das aulas será de março a julho deste ano.
A inscrição deverá ser efetuada no setor do Protocolo da Seme, que fica na rua Moreira, bairro Independência, de 8h às 17h. Lá, os interessados preencherão o formulário de matrícula, recebido no local. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição.