Documentos e procedimentos administrativos da prefeitura passam a ser 100% digitais a partir de agora. Com a mudança, a prefeitura pretende reduzir o tempo de espera para o usuário e economizar até R$ 4 milhões por ano.
A nova plataforma digital para gestão das informações foi apresentada pela empresa responsável por implantar o serviço na terça-feira (2) e, segundo a prefeitura, já pode ser acessada pelo site da prefeitura, no endereço https://www.cachoeiro.es.gov.br/
“Um processo que demoraria três semanas para tramitar, por exemplo, poderá ser concluído em três dias com o sistema digital, dependendo da situação”, exemplificou o secretário de Fazenda, Márcio Guedes.
O projeto denominado Cachoeiro – Cidade Digital começou a ser implantado em julho do ano passado. Foram investidos R$ 5 milhões no novo sistema. E a estimativa é economizar R$ 4 milhões por ano com armazenamento de documentos.
Segundo o secretário, com a nova plataforma as pessoas não precisarão se deslocar até as repartições públicas para solicitar serviços e acompanhar a tramitação, como nos casos de pedidos de licenciamento, por exemplo.
Por ano, são protocolados 80 mil processos na prefeitura. O acervo está armazenado em 40.578 caixas, contendo, aproximadamente, 676.300 processos e cerca de 21 milhões de folhas de papel.