Atingidos pelo longo período de estiagem, os produtores rurais de Presidente Kennedy estão recebendo apoio da prefeitura para minimizar os impactos causados pela falta de água.
A prefeitura distribui ração farelada para cerca de 300 produtores de leite todo mês. Também há oferta de maquinário para construção de caixas secas, que armazenam água da chuva e auxiliam os produtores nesse período de estiagem, e abertura e limpeza de bebedouros para animais. São aproximadamente 500 atendimentos mensais.
E diante do cenário de estiagem, a prefeitura informou que disponibiliza há mais de 90 dias, 10 caminhões para transportar cana-de-açúcar, material que serve para complementar a alimentação dos animais. Até agora, mais de 150 produtores foram atendidos com cerca de 800 toneladas.
Prejuízos
Apesar do apoio, houve queda na produtividade agrícola no município. O período de estiagem já ocorre desde o início do mês de maio, com a última chuva significativa no mês de março. A produção de leite caiu cerca de 900 mil litros entre abril e agosto, se comparado ao ano de 2021. Um prejuízo para a produção leiteira de mais de R$ 2,7 milhões.
Já as culturas de abacaxi, cana-de-açúcar, mandioca e milho, que são atualmente os principais cultivos no município, também apresentaram queda de 40% na produção. Mais de 120 solicitações de abertura de poços para suprir as necessidades de abastecimentos de água nas propriedades rurais foram feitas.